Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Um lugar que acolhe e cuida: SCFV e Aesca oferecem atividades para crianças de Santa Cruz

Houve a entrega de presentes e lanche no dia 16

Como forma de intervenção social planejada, que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares, surgiu em Santa Cruz o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Na unidade do Bairro Beckenkamp, fundada em 15 de agosto de 2005 e a mais antiga ligada à Aesca, 44 crianças do bairro e também do Loteamento Santa Maria recebem atendimento diário.

Veridiana coordena a SCFV Beckenkamp

A coordenadora, Veridiana Knod da Rocha, explica que o grupo é dividido em dois turnos. O grupo da manhã começa às 7h30, participa das atividades, almoça e à tarde vai para a escola. Já o da tarde pode chegar para o almoço e permanece até o encerramento, às 17 horas. Nos dois turnos eles recebem lanche.

LEIA TAMBÉM: Confira histórias de esperança e solidariedade que marcam o espírito natalino

Publicidade

Entre as atividades, participam de oficinas semanais de música, karatê, taekwondo e judô – esta por meio do projeto da Associação de Judô de Santa Cruz do Sul (Ajusc). Além disso, têm a oportunidade de participar do projeto Craques da Bola, também da Aesca. Outras oficinas, como artesanato e culinária, são realizadas uma vez por mês. Para tanto, a unidade conta com dois educadores sociais e os oficineiros.

Segundo Veridiana, nas segundas-feiras acontece a Roda da Socialização. “É uma roda de conversa onde cada criança conta como foi seu fim de semana. Nós observamos suas atitudes e, em cima disso, fazemos o planejamento da semana. Aqui é um local de valorização e acolhimento. Trabalhamos conforme as demandas dessas crianças”, explica.

LEIA TAMBÉM: Festas natalinas levam alegria às comunidades em Santa Cruz

Publicidade

A coordenadora frisa que um dos objetivos do Serviço de Convivência é tirar as crianças da rua, mantendo-as ocupadas e assistidas. “Sempre conversando com elas, desafiando-as, tentando mostrar que elas têm possibilidades e oportunidades de seguir no caminho do bem, mas que precisam querer e se esforçar por isso.”

Um Natal de esperança

Com muita alegria, as 44 crianças frequentadoras da unidade do Bairro Beckenkamp do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram das atividades de Natal. Foram três momentos distintos, que contaram com a ajuda da comunidade e de algumas empresas. No dia 14 de dezembro, no turno da tarde, ocorreu a confraternização com as famílias. Foi um momento festivo com a apresentação das crianças do projeto.

LEIA TAMBÉM: Papai Noel de bombacha leva esperança ao Hospital Santa Cruz

Publicidade

AAPM

Um momento muito esperado pelas crianças ocorreu no dia 16 de dezembro. Com a presença do Papai Noel, houve a entrega de presentes e lanche promovida pela Associação Atlética Philip Morris. A AAPM já é conhecida ações que realiza durante o ano em prol daqueles que precisam. E ela tem sido parceira da SCRV Beckenkamp em muitas ações.

Neste Natal, o pedido das crianças foi diferente. A iniciativa partiu dos primos Davi e Carolin, que solicitaram kits de material escolar. As integrantes da equipe da associação, Tainá da Cruz Gomes, Adriana Schwengber e Lethiele Pacheco, estiveram presentes e entregaram os kits para cada uma das crianças.

LEIA TAMBÉM: Solidariedade: para o Grupo do Bem, é Natal o ano inteiro

Publicidade

Clínica Antonio’s

Há três anos, a Clínica Antonio’s conheceu o trabalho lindo que é desenvolvido pela SCRV do Bairro Beckenkamp. Desde lá, Daniela Antonio, proprietária da clínica, mantém contato com a coordenadora Veridiana. Ao longo desse período, a clínica tem contribuído financeiramente com os eventos e passeios que realizam com as crianças.

Em outubro, promoveu uma campanha para arrecadar brinquedos e jogos na clínica, para entrega de presentes no Dia das Crianças. “No Natal Solidário da Clínica Antonio’s, todos os anos arrecadamos alimentos não perecíveis para contribuir e alegrar o Natal de algumas famílias da comunidade. Como criamos esse vínculo e admiração pelo Serviço de Convivência, escolhemos direcionar as doações de 2022 para as crianças lá atendidas”, ressalta Daniela.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.