Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta do Sul compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações Elenor Schneider, colunista da Gazeta do Sul.
Um livro
Passageiro do fim do dia. Rubens Figueiredo apresenta Pedro que, no final de tarde de uma sexta-feira, pega o ônibus para visitar sua namorada, que mora num bairro distante, o Tirol. No percurso, relembra acontecimentos que marcaram sua vida e a do povo pobre do Tirol. É um romance para ser lido sem pausa, pois se constrói mediante intenso clima psicológico, com cenas e personagens muito presentes no cenário brasileiro contemporâneo.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Bruno Gabe Moreira
Um filme
Mediterrâneo. Dirigido por Gabriele Salvatores, recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1991. É um misto de drama e comédia que envolve um grupo de soldados italianos que, náufragos, acabam numa pequena ilha aparentemente deserta, no mar Egeu. Aos poucos, se aproximam dos habitantes locais, proporcionando cenas afetuosas e muitas vezes cômicas. Vale muito também pela beleza da fotografia.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco, por Mateus Machado
Um disco
Tribalistas. A tribo dos três – Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte – em 2002 lançou esse disco de amplo sucesso. MPB da melhor qualidade, letras expressivas, músicas de batida suavemente firme e agradável. Velha Infância, Passe em Casa, Já sei Namorar, Pecado é lhe Deixar de Molho (Falados os segredos calam…), a linda Mary Cristo e por aí vai uma indicação que vale a pena conferir.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Um livro, um filme, um disco, por Alencar da Rosa