Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de Maurício Goulart.
Um livro
As pesquisas conseguem antecipar o resultado de uma eleição? É possível prever erupções vulcânicas e terremotos? Como funciona a previsão do tempo? Esses são alguns temas tratados em O sinal e o ruído – por que tantas previsões falham e outras não, do americano Nate Silver. Com base na sua atuação como estatístico, Silver lança luz sobre o constante esforço do ser humano de antecipar o futuro.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco
Um filme
Ronin, de 1997, tem como pontos altos as atuações de Jean Reno e Roberto De Niro e as perseguições de carro por cidades europeias, em sequências que se tornaram modelos para muitos filmes que vieram depois. A produção é ambientada em cartões-postais europeus, mas foge da tendência atual de se usar um filme como pretexto para divulgação turística. A história se mescla perfeitamente com os lugares.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco
Um disco
Conheci o grupo israelense Jane Bordeaux no ano passado, por acaso, em um programa de rádio. No site, descrevem seu trabalho como “folk-country americano em hebraico”. No disco de estreia, Jane Bordeaux, de 2014, se sobressaem a performance da vocalista Doron Talmon e o baixo tocado por Mati Gilad. O grupo lançou mais dois álbuns, em 2017 e 2019.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco