Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de Ricardo Düren.
Um livro
Esta história me acompanha desde 2008, quando produzi para a Gazeta, juntamente com o saudoso Guido Kuhn, a série de reportagens O Caso Kliemann – 45 anos depois, vencedora de um Prêmio ARI. Dois anos depois, o também saudoso Celito De Grandi, nosso parceiro de pesquisas, lançou esse que se tornou um best-seller gaúcho, tanto pela relevância da história quanto pela qualidade narrativa. Fez-se, enfim, justiça à memória de Euclydes Kliemann, que até a iminência da própria morte, também trágica, lutou para provar sua inocência no assassinato da esposa, Margit.
Publicidade
Um filme
Se o primeiro Tropa de Elite gerou polêmica, ao aclamar a violência policial, o segundo filme angariou unanimidade ao sugerir, com maior profundidade, que por trás da criminalidade há um sistema com vínculos em todas as esferas, a começar pela política. A atuação de Wagner Moura, mais uma vez, é magistral.
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco
Publicidade
Um disco
Em Andapago, CD duplo de 2010, as vozes de Luiz Marenco e Jari Terres nos conduzem às belezas dos cenários do pampa, em canções pontuadas por expressões próprias do nativismo riograndense. Ao mesmo tempo, contudo, trazem à baila a falta de perspectivas de quem nasce fadado a ser sempre peão.
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco
Publicidade