Às terças e quintas-feiras, um colaborador da Gazeta compartilha uma dica de um livro, um filme e um álbum musical com os leitores, como um estímulo cultural. Veja as indicações de João Cléber Caramez.
Um livro
O escritor Erico Verissimo, de Cruz Alta, talvez tenha escrito a obra mais importante do Rio Grande do Sul com a saga O tempo e o vento, composta pelos romances O continente (1949), O retrato (1951) e O arquipélago (1961). Tematiza a ocupação do Continente de São Pedro a partir de 1745 por meio das famílias Terra, Cambará e Amaral. A série vai até o Estado Novo, 200 anos depois.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco
Um filme
Netto Perde Sua Alma é uma obra cinematográfica importante para o Rio Grande do Sul. Foi lançado em 2001, com direção de Tabajara Ruas e Beto Souza. Ruas também assina o roteiro, com Fernando Marés de Souza. O general Antônio de Sousa Netto é ferido em combate na Guerra do Paraguai e se recupera em hospital de Corrientes, na Argentina. Enquanto isso, faz uma reflexão de sua vida.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco
Um disco
Com poemas assinados por Gujo Teixeira, Luiz Marenco inaugurou uma nova fase da música nativista com o disco Quando o Verso Vem Pras Casa, lançado em 1999 pela gravadora Vozes, com canções interpretadas ao lado de Jari Terres. O que foi produzido na depois teve influência direta desse registro fonográfico. Na obra, a faixa de abertura é o clássico chamamé Batendo Água.
Publicidade
LEIA MAIS: Um livro, um filme, um disco
This website uses cookies.