Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BENNO KIST

Um legado que não se apaga

Valho-me do título de redação de aluna sinimbuense, que esteve entre as primeiras colocadas no concurso realizado pela Comissão dos Festejos dos 200 anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e 175 anos em Santa Cruz do Sul (coordenado pelo professor Elenor Schneider), para registrar o que de fato ocorre nesta comunidade que originalmente pertenceu à Colônia e ao Município de Santa Cruz. Ali, na querida Sinimbu, tanto afetada pela enchente neste ano, mas em reconstrução com a força de sua população e solidariedade de muitos, o legado da imigração continua bem presente e anima quem se empenha pela sua preservação.

A imigração local está completando 167 anos, iniciou em 1857 e seus traços estão bem vivos na sua sociedade, que em sua maioria ainda apresenta essa descendência e se preocupa em manter a sua herança. Foi o que evidenciou na sua 1ª Feira Cultural, de quinta-feira até domingo passados, e no retorno da Feira Municipal do Livro, em sua 17ª edição, muito bem organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (secretária Anita Brandenburg, assessora Fátima e equipe, com apoio da prefeita Sandra Backes). Junto com a professora Jaqueline Bender e secretária Letícia, da Escola “Auf Gut Deutsch”, participei de suas atividades como escritor convidado, durante todo o dia de sexta-feira, e senti a real efervescência local em torno da cultura e da relevância que esta ganha no seu fortalecimento como comunidade.

LEIA TAMBÉM: Um tesouro alemão

Publicidade

As escolas focaram duas obras minhas sobre essa temática (Carl & Ciss – Crônicas da Colônia Alemã – Homenagem aos 170 anos de Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul, da Editora Gazeta, em 2019; e Peter & Lis – Quando era proibido falar a própria língua, em alusão ao bicentenário desta saga no Estado e 175 anos em Santa Cruz, 2024). Foi emocionante ver o interesse dos alunos no tema, expresso, por exemplo, em belas ilustrações (verdadeiras obras de arte) feitas sobre as referidas crônicas, a começar pela que homenageia a Ciss, onde as alunas Alana Garske e Hérica Vizotto, da 2ª Série A da Escola Frederico Kops, supervisionadas pelas professoras Vera Martins e Marieli Freitas, expressaram de forma brilhante “Só ela, a enxada, os passarinhos e o azul do céu”.

Os estudantes revelaram visível entusiasmo pelo estudo do assunto, em especial muitos (e principalmente muitas) procedentes de localidades do interior do município. Não por acaso estava entre elas a premiada no concurso de redação, Bianca Letícia Werner, aluna da 9ª Série da Escola Nossa Senhora da Glória, que mora na Linha Branca, comunidade que a homenageou também por isso no desfile temático do domingo, sobre “200 anos de Imigração Alemã: Fortalecendo laços e reconstruindo histórias”. Na sua escrita, lembrando “histórias de luta e resiliência como a de August e Anna”, os seus avós, ressaltou ser “nossa obrigação manter e cultivar essa herança cultural e histórica tão importante para o povo gaúcho”.

LEIA TAMBÉM: Há esperança

Publicidade

Ficou claro também no evento que valores essenciais e característicos dos imigrantes e descendentes (como fé, educação/cultura, trabalho, organização e ajuda mútua), muito explorados nas minhas publicações, tornaram-se ainda mais importantes neste ano, em mais uma fase difícil do seu povo, de tantas enfrentadas na sua trajetória, mas sempre vencidas. Inclusive, belo livro infantil lançado então pela publicitária santa-cruzense Alessandra Bishoff Fischer, integrante do “Movimento por Sinimbu”, abordou muito bem, em seu mágico “Sinimbu e o Conto de Natal”, também destinado a arrecadar recursos para a cidade, que o mais relevante na vida de cada um começa pela solidariedade. É mais um dos legados dos nossos antepassados que jamais pode se apagar.

LEIA OUTROS TEXTOS DE BENNO KIST

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.