Colunistas

Um guia completo das aves existentes no Rio Grande do Sul

Em todos os ambientes, na cidade ou no meio rural, a primavera traz consigo uma atração à parte, em paralelo à retomada da vegetação e à floração. Já de madrugada pode-se ouvi-los, em sua cantoria: pássaros de todos os tipos e tamanhos comunicam ao mundo natural a sua existência.

E é nesse contexto, da possibilidade de apreciar esses seres que nos brindam com seus voos pela paisagem e que se ocupam de fazer seus ninhos, que um livro surge como consulta muito especial: é a obra Aves do Rio Grande do Sul: guia de identificação, volume que compõe a coleção Aves do Brasil, da editora Aratinga.

LEIA TAMBÉM: Mestre Assis Brasil ilumina a biografia do pai de Mozart

Publicidade

Exemplares podem ser encontrados em livrarias virtuais a R$ 224,90, valor muito em conta se se considerar o esforço monumental empreendido por Fernando Jacobs e Paulo Fenalti, os responsáveis pelo projeto, de 454 páginas. Seja para estudiosos, ornitólogos ou para público em geral, é um livro para carregar consigo nas andanças junto à natureza.

E eles anunciam que, efetivamente, contemplam TODAS as espécies identificadas no Estado. Mais do que nominá-las e descrevê-las, compartilham 2.750 fotografias (três a quatro por espécie), bem como mapas de distribuição ou de presença delas no território, o que, por si só, é ajuda formidável para alguém que queira identificar, rapidamente, um pássaro que apareça perto de uma residência, por exemplo. Ainda agregam 33 pranchas extras com fotos de 119 espécies em ângulos de voo, o que é um verdadeiro tesouro ambiental.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.