Agronegócio

Um espaço para conhecer toda a variedade da agroindústria

Um dos locais de maior procura pelos visitantes na Expoagro Afubra é o Pavilhão da Agricultura Familiar. O espaço, que conta com 216 expositores de 110 municípios, passou a atender logo após a abertura da Expoagro. Do total, 50 empreendimentos são liderados por jovens, 115 por mulheres e 40 participam da feira pela primeira vez. 

Uma das atrações fica por conta dos produtos à base de noz-pecã. Os expositores Vera Lúcia Bilhan, 52 anos, e Rogério Bilhan, 56, são de Arroio do Tigre e aproveitam para divulgar sua atividade. “Há 20 anos iniciamos com dois pés de noz-pecã. Na época, não sabíamos que podia dar dinheiro. Passamos a investir na produção, vendendo inicialmente noz com casca e depois sem casca”, contou Vera. A ampliação da oferta de produtos é mais recente. “Nossa primeira feira foi na Expointer, em 2021. Passamos a vender biscoitos de nozes, nozes caramelizadas e outros tipos. Tudo é feito na nossa empresa, em Arroio do Tigre.”

LEIA MAIS: Diversificação é a palavra de ordem para a agricultura familiar

Publicidade

Outro item que chama a atenção no pavilhão das agroindústrias é o queijo. No estande do produtor Natal Comin, 31 anos, são diversos sabores que podem ser degustados e adquiridos pelo público. Este é o segundo ano dele na feira. “Nossa expectativa para este ano é a melhor. Estamos com uma vasta linha de produtos para todos os gostos”, completou o morador de Nova Roma do Sul. Ele também ressaltou que faz planos de instalar uma agroindústria em Santa Cruz do Sul.

Vera e Rogério Bilha são produtores de noz-pecã em Arroio do Tigre

LEIA MAIS SOBRE A EXPOAGRO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.