Categories: Geral

Um em cada cinco brasileiros apoia um candidato por não gostar dos outros

Uma pesquisa encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que um em cada cinco brasileiros vai votar em um candidato à Presidência por rejeitar as outras opções. O levantamento ouviu 2 mil pessoas em todo o Brasil no mês de junho. O nível de confiança é de 95%. Foi considerado um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo os dados, 38% afirmam que gostam do candidato e apoiam as ideias dele. Desse total, 36% não conhecem ou têm dúvidas quanto a algumas ideias dele. Além disso, 18% afirmam ter escolhido esse candidato apenas por não gostar dos outros. Os que gostam apenas das ideias e não do candidato são 5%.

LEIA MAIS

Publicidade

Na mesma pesquisa,  quase metade do eleitorado (45% dos entrevistados) se diz “pessimista” ou “muito pessimista” com a eleição deste ano. A pesquisa do Ibope também aponta que 38% dos eleitores afirmam que não têm “nenhum interesse” nas eleições de outubro e outros 23% “têm pouco interesse”, o que soma 61% dos entrevistados. Já os que disseram ter “muito interesse” ou “interesse médio” somam 38%.

O perfil do eleitorado indica que 71% dos brasileiros pretendem se informar por fontes tradicionais de notícias (televisão, rádio e jornais e revistas impressas). Quando considerados sites de veículos tradicionais, esse número sobe para 84%.  Redes sociais e blogs são utilizados como fonte de informação sobre os candidatos por 26% dos eleitores, mas apenas 5% utilizam as redes como fontes exclusivas.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.