Uma pesquisa encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que um em cada cinco brasileiros vai votar em um candidato à Presidência por rejeitar as outras opções. O levantamento ouviu 2 mil pessoas em todo o Brasil no mês de junho. O nível de confiança é de 95%. Foi considerado um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo os dados, 38% afirmam que gostam do candidato e apoiam as ideias dele. Desse total, 36% não conhecem ou têm dúvidas quanto a algumas ideias dele. Além disso, 18% afirmam ter escolhido esse candidato apenas por não gostar dos outros. Os que gostam apenas das ideias e não do candidato são 5%.
LEIA MAIS
Publicidade
- 44% dos brasileiros estão pessimistas com as eleições de 2018
- Tudo o que você precisa saber sobre as eleições
Na mesma pesquisa, quase metade do eleitorado (45% dos entrevistados) se diz “pessimista” ou “muito pessimista” com a eleição deste ano. A pesquisa do Ibope também aponta que 38% dos eleitores afirmam que não têm “nenhum interesse” nas eleições de outubro e outros 23% “têm pouco interesse”, o que soma 61% dos entrevistados. Já os que disseram ter “muito interesse” ou “interesse médio” somam 38%.
O perfil do eleitorado indica que 71% dos brasileiros pretendem se informar por fontes tradicionais de notícias (televisão, rádio e jornais e revistas impressas). Quando considerados sites de veículos tradicionais, esse número sobe para 84%. Redes sociais e blogs são utilizados como fonte de informação sobre os candidatos por 26% dos eleitores, mas apenas 5% utilizam as redes como fontes exclusivas.
Publicidade