Colunistas

Um dos maiores autores ingleses faz tributo à filosofia

A literatura inglesa contemporânea concentra um dos maiores times dessa arte em âmbito global. Ian McEwan, Nick Hornby, Martin Amis, Kazuo Ishiguro, para citar só alguns, a cada novo livro granjeiam mais admiração, e arrebanham prêmios. Junto deles, o romancista Julian Barnes paira como mais um mestre. Aos 76 anos (fará 77 no dia 19 de janeiro), apresenta um estilo de escrita único, que se converte em obras irretocáveis.

E mais uma acaba de chegar às livrarias brasileiras. É o romance Elizabeth Finch, traduzido por Léa Viveiros de Castro para a Rocco, sua editora por aqui, em 199 páginas, a R$ 59,90. A personagem que dá título à obra é uma professora de Cultura e Civilização, que possui um domínio excepcional das filosofias da antiguidade clássica.

Quando ela morre, seu espólio vai parar em mãos de um ex-aluno, que então se encarrega de recuperar a história de vida dela e, principalmente, de seus conhecimentos. Em torno da professora pairam inúmeros enigmas, que as pesquisas do ex-aluno, Neil, tentarão decifrar.

Publicidade

Barnes obtivera o Man Booker Prize de 2011 pelo seu romance O sentido de um fim. Depois publicou, entre outros, O ruído do tempo, A única história e O homem do casaco vermelho, este o mais recente, de 2021.

Mas sua bibliografia reserva ao menos mais uma dezena de livros de leitura prazerosa e instrutiva, que proporcionam um contato com a alma humana e cercam temas sempre atuais e de largo espectro. Com Julian Barnes, é impossível que não se saia muito mais sábio da leitura.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.