Mais do que uma data no calendário, o segundo domingo de agosto, Dia dos Pais, serve para reforçar a importância da presença paterna no desenvolvimento de um filho. Esse é apenas um dos desafios encontrados na relação com os filhos, que se tornou evidente nas comemorações de ontem. Seja nas tradicionais celebrações em família ou nos passeios, pais e filhos aproveitaram a ocasião para evidenciar vínculos de amor e carinho. Afinal, não é apenas em um dia que a participação ativa do pai possui importante papel no cotidiano, sobretudo das crianças.
Foi com esse pensamento que o enfermeiro Fabrício Nunes, de 29 anos, ao lado de Rafael, de 9 anos, e Gustavo, que completará 3 anos no próximo mês, comemorou a data. Ele conta que, assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais é especial e veio com uma surpresa neste ano. “Não estava esperando por nada, até porque meu presente são eles. Ganhei um presente, depois fizemos um churrasco com a família”, comentou orgulhoso Fabrício.
Para ele, a celebração tem um significado especial, mas foi há seis anos que viveu um momento inesquecível. “Quando conheci a mãe do Rafael, ele já tinha 3 anos. Nos primeiros meses me acolheu como pai de forma espontânea, e começou a me chamar assim, foi muito marcante”, conta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Na criação dos filhos, o tempo é muito valioso
Outra experiência que ficou registrada na memória foi durante a gestação do filho menor. A esposa, Jenifer Barbosa, teve complicações, mas eles puderam comemorar o primeiro Dia dos Pais após o nascimento, com o filho cheio de saúde.
Com Vandelio Pontel não foi diferente. Apesar da rotina corrida, reservou a data para passear com a pequena Alicia, de 10 anos. “Estamos aproveitando o dia ao máximo para ficarmos juntos. Ela acordou me beijando, dando abraços, logo veio com um presente para mim.” Conforme conta, todos os Dias dos Pais, desde o nascimento da filha, têm sido marcantes. “Todos eles são especiais, não espero ganhar presente, só quero um abraço e ouvir um eu te amo, já basta.”
Publicidade
Assim como aprendeu quando criança, Vandelio tenta transmitir os ensinamentos do pai para Alicia. “Meu pai sempre trabalhou para me dar o melhor, por isso tento passar para ela a importância de ser gentil, ter humildade, honestidade e buscar o estudo, que isso jamais vão tirar dela”, explicou. Para Alícia, o dia também teve sua importância. “Está sendo bem legal, estamos aproveitando bastante”, comemorou a pequena.
LEIA TAMBÉM: A experiência dos pais durante os primeiros cuidados com os filhos
Marcante
Em outro ponto conhecido da cidade, no Parque da Gruta, as três gerações da família Criscuoli estavam curtindo o domingo. Délio, de 67 anos, estava com o filho Bruno, de 35 anos, e a neta Rafaela, de sete meses. Para o avô, esse Dia dos Pais é o mais marcante dele. “Moro em Porto Alegre e vim passar o dia com meu filho, que está vivenciando o primeiro Dia dos Pais dele.”
Publicidade
Já para Bruno, pai de primeira viagem, a data ficará marcada, já que foi sua primeira comemoração. “É uma data muito importante até pelo fato de a bebê ter sete meses, é tudo novo e diferente”, explicou. Para Délio, o momento é ainda mais especial porque a pequena Rafaela é a primeira neta da família. “Eu, como avô dela e pai dele, fico muito feliz de ter a chance de passar o primeiro ano do Dia dos Pais dessa forma.”
Um dos vínculos passados de geração para geração na família é o esporte. Délio explica que sempre gostou muito de futebol e, por isso, levava o filho para jogar e brincava com ele em casa. A paixão pelo esporte refletiu em Bruno, que se tornou educador físico e agora é árbitro de futebol. “ Acho que esse é o legado da família. Penso que ele vai querer que ela siga os passos, se for de vontade dela”, contou o avô, sorridente.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!