Categories: Regional

Um dia para ensinar a salvar vidas

Paradas cardíacas podem acontecer de forma súbita e imprevisível, em qualquer lugar. Grande parte ocorre fora do ambiente hospitalar, geralmente em residências, e cerca de 90% das vítimas morrem antes de chegar ao pronto-socorro.

Para ajudar a reverter esse quadro, a Liga do Trauma do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) irá promover entre as 10 e 22 horas de amanhã, no Shopping Santa Cruz, o Dia da Reanimação. A iniciativa visa ensinar manobras e técnicas de reanimação que podem ser utilizadas por leigos diante de um caso de parada cardíaca. “Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances de a vítima sobreviver. As estatísticas mostram que quanto mais pessoas souberem essa técnica, mais vidas podem ser salvas”, ressalta a integrante da Liga do Trauma e uma das organizadoras do evento, Bárbara Roncaglio Chaves.

Segundo ela, o evento ocorre em cidades de todo o País desde 2013. “Nossa liga resolveu aderir ao movimento em 2016. A partir de então, realizamos essa atividade todos os anos.” Além de Santa Cruz do Sul, Rio Grande, Porto Alegre e Passo Fundo também promovem o Dia da Reanimação, no Estado. “É bem interessante esse projeto, pois ensinamos leigos a, efetivamente, salvarem vidas”, destaca Bárbara.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.