Categories: Jasper

Um convite de irmão

Um amigo de longa data adotou um gesto que somente os grandes parceiros são capazes: me convidou – juntamente com a minha esposa – a passar o Carnaval em sua casa de praia. E não se trata de uma moradia qualquer. É um imóvel espaçoso, confortável. Para completar, a moradia localiza-se a poucos metros do mar numa praia pequena, calma e sem a zoeira dos grandes balneários. O convite, que é uma reiteração de vários anos anteriores, desta vez foi aceito.

Bastou dar o ok para que minhocas brotassem às dezenas em minha cabeça. Uma delas é o enfrentamento do trânsito, que se transformaria num inferno a partir dessa quinta-feira, quando muita gente “enforca” o expediente vespertino. Justamente para fugir dos congestionamentos do dia seguinte que se multiplicam como capim no verão.

Há muitos anos tornei-me arredio a idas ao litoral por rápidos períodos. Os gastos, o tumulto das grandes praias e o estresse que culmina com a comemoração de retornar para casa no domingo à noite me fizeram um ex-praieiro.

Publicidade

Por décadas fiz o “bate-volta”, a maratona de sair às sextas-feiras e retornar domingo à noite ou na segunda-feira pela manhã. Com a idade, porém – “típica coisa de velho” diria a gurizada, com razão –, me tornei um recluso urbano durante o verão, adepto do ar-condicionado, do churras caseiro e da cerveja gelada.

Como já referi neste espaço, depois de cinco anos sem folga me animei a tirar dez dias de férias no litoral gaúcho. Peguei outra vez o gostinho da beira d’água. Sim, sendo água do Caribe ou o famoso Nescau gaudério, tomar um banho de mar, para mim, é uma espécie de descarrego das energias negativas.

De agora, quando escrevo este artigo, até sexta-feira terei tempo suficiente para montar uma estratégia logística e mental para enfrentar o feriadão e seus desafios. Milhões de gaúchos farão o mesmo, embora a esmagadora maioria sequer calibre os pneus, hábito que adotei a cada reabastecimento com ótimos resultados na vida útil do equipamento.

Publicidade

Ainda não espiei a previsão do tempo. Será um contingente respeitável de apreciadores de comes e bebes que, em caso de chuva, elevarão peso e níveis de colesterol. Mas cá entre nós: é preciso desapegar de algumas vaidades para gozar a vida, driblar o massacre da rotina e compartilhar de momentos inesquecíveis com verdadeiros irmãos que a vida me legou.

Lá pela quinta-feira pretendo ler o noticiário que trata das previsões do número de veículos na free way. Fazer o quê? Temos dois meses de praia e todos merecem aproveitar!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.