Neste final de semana, a Gazeta e a Liga Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) reafirmam a já longa parceria na promoção da Gincana Cultural da Imigração Alemã, um evento de congraçamento entre comunidades do interior do município que contam com clubes afiliados a essa entidade, tão tradicional na organização de atividades esportivas, culturais, artísticas e de envolvimento comunitário. Essa ação voltada à imigração remete ao universo cultural e de resgate da memória e da história da chegada dos primeiros colonizadores alemães à atual Linha Santa Cruz, ponto pioneiro de fixação dos imigrantes, no já distante 19 de dezembro de 1849.
Neste domingo, 29, em Linha Nova, uma série de modalidades e desafios mobilizarão participantes das equipes da Lifasc. A Gazeta transmitirá em detalhes essas atividades nas plataformas, a começar pela Rádio Gazeta FM 107,9 e pelo Portal Gaz. A Gincana Cultural da Imigração Alemã é mais um passo na caminhada que irmana a Gazeta e a Lifasc e, claro, todo o interior de Santa Cruz do Sul e também de outros municípios do Vale do Rio Pardo.
Na história de 78 anos, comemorados nessa quinta-feira, 26, a Gazeta do Sul sempre teve muito presente, como prioridade na atuação, o olhar diferenciado e a atenção diária às demandas e aos interesses do meio rural. Pela simples razão de que Santa Cruz surgiu como interior, e como meio rural. A Alte Pikade, atual Linha Santa Cruz, onde a colônia de Santa Cruz foi instituída, era um afastado interior de Rio Pardo, e nada menos do que uma comunidade dedicada fortemente à agricultura. Foi a atividade agrícola, com a comercialização dos produtos nela obtidos (entre eles o tabaco), que fez Santa Cruz (e toda a região, aliás) ser o que é. Eis algo para nunca esquecer, e ter sempre presente na memória.
Publicidade
E é para enaltecer e celebrar essa memória que ao longo de todo o ano de 2023, em cada uma das editorias, a Gazeta do Sul estreitará ainda mais os laços com as comunidades do interior de Santa Cruz. Desde 2022, a Gazeta tem dado visibilidade à rotina nos bairros; esse passeio pelas diversas áreas urbanas será concluído com a visita aos locais ainda não contemplados na série, vários deles já situados em espaços que fazem a transição entre os bairros mais centrais e o ritmo de vida típico de meio rural.
Cumprido esse roteiro original da série A Vida no Bairro, as equipes da Gazeta do Sul passarão a se dedicar com afinco e muito carinho a praticamente todas as localidades mais fortes do interior de Santa Cruz. Ali, conversarão com lideranças e moradores, destacarão curiosidades e, principalmente, potencialidades e diferenciais, para evidenciar ao mundo todo que, se Santa Cruz é uma cidade pujante e se destaca no mapa do Brasil da atualidade, tudo isso começou, e segue pulsante, com a energia e a alegria de uma fascinante e dinâmica vida interior.
Boa leitura, e bom final de semana!
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.