ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Um a cada 82 gaúchos já foi infectado pelo novo coronavírus, estima pesquisa

Foto: Daniela Xu

A prevalência da infecção por coronavírus ultrapassou o percentual de 1% da população, pela primeira vez, no Rio Grande do Sul, de acordo com o mais recente levantamento do estudo Epicovid19-RS. O resultado da sétima etapa foi divulgado nesta quinta-feira, 20, pelo governo do Estado e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

A nova etapa estima que a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19 é de 1,22% no Estado (de 0,92% a 1,59%, pela margem de erro), o que corresponde a um total de 139.055 pessoas (que pode variar de 104.902 a 180.665) que estão ou já foram infectadas pelo vírus na população gaúcha. A relação é de um caso de infecção por coronavírus a cada 82 pessoas no Rio Grande do Sul.

Publicidade


“Essas informações são muito importantes porque indicam que temos uma redução da chamada subnotificação. O Estado tem ampliado a política de testagem (deve chegar a 8 mil testes/dia por RT-PCR, por meio do Testar RS) e os números oficiais estão se aproximando da realidade, segundo a pesquisa, do nível de contágio. Então, ao mesmo tempo em que temos uma boa notícia, os resultados reforçam que ainda estamos vivenciando um momento de expansão do vírus no Rio Grande do Sul”, disse o governador Eduardo Leite.

Publicidade

Os dados da Secretaria Estadual da Saúde indicam que o Estado tem 104.068 casos confirmados de Covid-19. Destas pessoas que já tiveram teste positivo para a doença, 91% estão recuperadas.

LEIA MAIS: Projeto Testar RS abre inscrições para voluntários em Santa Cruz

Publicidade

Na testagem anterior da pesquisa Epicovid19-RS, havia um caso positivo a cada 104 gaúchos. Na quinta, havia um caso positivo a cada 214 pessoas; na quarta, um a cada 562 pessoas; na terceira, um a cada 454 pessoas; na segunda, um a cada 769; e na rodada inicial, um a cada 2 mil.

Publicidade

“Por meio das ações que adotou, o Rio Grande do Sul conseguiu fazer com que o vírus circulasse menos aqui do que em outras regiões do Brasil. Mesmo em um momento em que a pandemia está forte, só temos 1,2% da população infectada. Em outros lugares do Brasil, no momento mais crucial, havia 15%, 20% da população infectada. Isso mostra que o Rio Grande do Sul, por meio das políticas públicas e das ações do governo e dos pesquisadores, tem conseguido fazer com que a pandemia seja menos grave por aqui”, disse o reitor da UFPel, Pedro Hallal.

Testagem no último fim de semana teve dois resultados positivos em Santa Cruz

Publicidade

Entre os dias 15 e 17 de agosto, foram testadas 4,5 mil pessoas nas nove cidades selecionadas: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias do Sul. Dos 4,5 mil testes aplicados, 55 tiveram resultado positivo para coronavírus: 12 em Canoas; 11 em Porto Alegre; oito em Pelotas; seis em Passo Fundo e Caxias do Sul; quatro em Santa Maria e Ijuí; e dois casos positivos detectados em Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.

Publicidade

Na etapa anterior, foram 43 resultados positivos. Esses resultados confirmam a predominância de casos na Região Metropolitana e a crescente aceleração da curva de contágio e do número de internações em Pelotas.

Em caso de resultado positivo, os pesquisadores testam também todos os moradores da casa. Em conjunto, os dados das sete etapas apontam que cerca de um terço das pessoas (33%) que residem com alguém que tenha testado positivo apresentam o mesmo resultado para o teste.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta