O prazo para os contribuintes dos 399 municípios atingidos pela enchente no Estado acertarem as contas com o leão termina hoje. A medida faz parte do pacote de ações que beneficiaram o Rio Grande do Sul após a catástrofe histórica em maio deste ano. Em relação ao Imposto de Renda, além da ampliação do prazo, todos os contribuintes foram priorizados nos lotes de restituição.
Até o início da manhã dessa quinta-feira, 29, 98,2% das declarações esperadas nos 16 municípios da região que fazem parte da área de abrangência da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil, com sede em Novo Hamburgo já tinham sido transmitidas. Isso equivale a 81.076 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). Em Santa Cruz do Sul, houve a entrega de 39.036 declarações, correspondendo a 96,3% das esperadas.
LEIA TAMBÉM: Propaganda eleitoral gratuita começa nesta sexta-feira; veja as estratégias de cada coligação
Publicidade
No Rio Grande do Sul, 2.908.191 prestações de contas foram entregues até as 7h30 de ontem. Isso representa 96,4% do total esperado, que é de 3.017.090 DIRPF. Os contribuintes devem ficar atentos, pois o prazo final para entrega é hoje, dia 30, e não 31 de agosto. A pessoa que atrasar o envio estará sujeita ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, mais juros de mora.
A recomendação é utilizar a declaração pré-preenchida, principalmente para evitar erros de digitação causados pela pressa. A responsabilidade pelas informações, ainda que utilizando a pré-preenchida, é do contribuinte. Ele deve conferir as informações apresentadas e, se for o caso, corrigi-las, mas o processo de conferência em muitos casos costuma ser rápido.
Publicidade