Categories: Regional

Última etapa de pesquisa com testes rápidos na região inicia nesta sexta-feira

Chega à última etapa neste fim de semana a pesquisa que aplica testes rápidos em moradores da região. O Estudo de Soroprevalência de Sars-CoV-2 na Região do Vale do Rio Pardo (Covid-VRP) foi encomendado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A pesquisa, iniciada em 1º de agosto, é desenvolvida em etapas, com a aplicação de 1.063 testes rápidos em cada fase, divididos entre os 14 municípios que integram o Consórcio: Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

LEIA TAMBÉM: Quais são os sintomas mais frequentes de quem teve resultado positivo na região

Publicidade

A quarta e última etapa da pesquisa inicia nesta sexta-feira, 2, em Santa Cruz do Sul, seguindo também nas demais cidades ao longo do sábado, 3, e domingo, 4. A testagem estava prevista para os dias 12 e 13 de setembro, mas foi adiada para o começo deste mês em uma decisão da coordenação do estudo.

“Chegamos a um importante momento nessa nossa última etapa. Dessa forma, fechamos esse conjunto de dados que nos fornecerá uma ideia de como a Covid-19 está se comportando na região. Contamos com a parceria de todos novamente para finalizarmos a pesquisa, pois fizemos a diferença para a população da região”, comentou o coordenador da atividade, o professor e médico infectologista Marcelo Carneiro.

LEIA TAMBÉM: Maior parte dos casos de coronavírus não apresenta sintomas

Publicidade

Vantagem epidemiológica

As atividades de testagem retornam nesta sexta, 2, após um período de cinco semanas – a última amostra foi coletada em 29 e 30 de agosto. “Podemos considerar esse espaço entre a terceira e a quarta etapa como uma vantagem epidemiológica, pois conseguiremos avaliar a produção dos anticorpos do tipo IgG, que já demonstra que as pessoas entraram em contato, se curaram e estão livres da doença, além da situação regional durante a pandemia”, explicou o médico infectologista Marcelo Carneiro.

LEIA MAIS: Última fase da pesquisa com testes rápidos será em outubro

”Exemplo de união pela comunidade”

Para o presidente do Cisvale, Cássio Nunes Soares, a pesquisa de soroprevalência própria no Vale do Rio Pardo é um exemplo para o Estado da união do poder público, universidade e iniciativa privada pelo bem da comunidade.

Publicidade

“Os dados das três etapas da pesquisa foram fundamentais para embasar tecnicamente os recursos da região contra a bandeira vermelha e também para o plano de cogestão, e serão importantes para os enfrentamentos que teremos pela frente. E isto só foi possível pois setores da comunidade decidiram fazer a diferença nesta pandemia”, afirmou o também prefeito de Pantano Grande.

No total, o estudo irá aplicar 4.252 testes na população regional. A pesquisa Covid-VRP conta com o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e da Philip Morris Brasil. Mais informações sobre o trabalho podem ser obtidas pelo site geosaudevrp.org.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.