A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) definiu as datas do Concurso Vestibular 2025 para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2024. O processo para ingresso nos cursos de graduação será realizado novamente em dois dias, sábado e domingo, com 15 questões nas provas específicas. Serão aplicadas questões de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Língua Estrangeira Moderna, História, Geografia, Química, Física e Biologia, além de uma Redação.
O edital, o período de solicitação de isenção e prazo de inscrições no processo seletivo serão divulgados posteriormente. Todas as informações sobre o Concurso Vestibular 2025 podem ser acompanhadas pelo site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse).
LEIA TAMBÉM: Obra “O avesso da pele” está na lista de leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS
Para a prova de Literatura, as leituras obrigatórias estão definidas desde o mês de março. Foram inseridas quatro novas obras para esta edição: Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane; O avesso da pele, de Jeferson Tenório; Mas em que mundo tu vive?, de José Falero; e Seleta de canções de Lupicínio Rodrigues. Essas somam-se a outras oito incluídas em edições anteriores do Vestibular.
Leituras obrigatórias do Vestibular Ufrgs 2025:
- Paulina Chiziane – Niketche: uma história de poligamia
- Jeferson Tenório – O avesso da pele
- José Falero – Mas em que mundo tu vive?
- Lupicínio Rodrigues – Seleta de Canções
- a) “Cadeira vazia” (com Alcides Gonçalves)
- b) “Castigo” (com Alcides Gonçalves)
- c) “Cevando o amargo” (com Piratini)
- d) “Dona Divergência” (com Felisberto Martins)
- e) “Ela disse-me assim (Vai embora)”
- f) “Esses moços (Pobres moços)”
- g) “Foi assim”
- h) “Loucura”
- i) “Maria Rosa” (com Alcides Gonçalves)
- j) “Migalhas” (com Felisberto Martins)
- k) “Namorados”
- l) “Nervos de Aço”
- m) “Nunca”
- n) “Se acaso você chegasse” (com Felisberto Martins)
- o) “Vingança”
- p) “(Xote da) Felicidade”
- Kaká Werá – A terra dos mil povos
- Ruth Guimarães – Água funda
- Gabriel García Márquez – Cem anos de solidão
- Angélica Freitas – Um útero é do tamanho de um punho
- Aristófanes – Lisístrata
- Machado de Assis – Várias histórias
- Júlia Lopes de Almeida – A falência
- Sophina de Mello Breyner Andresen – Coral e outros poemas
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Carina WeberCarina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.