A União dos Estudantes Santa-Cruzenses (Uesc) promove a transmissão de videoaulas gratuitas para estudantes do Ensino Médio que estão se preparando para provas de vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os aulões ao vivo são ministrados por professores da rede pública, que atuam de forma voluntária.
Em entrevista à Rádio Gazeta, o coordenador na Uesc, Matheus Mello, contou que esse projeto já era pauta de discussão da diretoria da entidade desde o ano passado. No entanto, com a greve do magistério em 2019, a dedicação se voltou a essa outra demanda. Um dos objetivos da iniciativa é colaborar com o ensino dos alunos que estão em casa. “Os alunos estão cada vez mais distantes com o processo EaD, é uma dificuldade ter uma educação realmente de qualidade.”
Com os obstáculos impostos pela pandemia, a Uesc optou por retomar o projeto realizando aulões de cada disciplina. Os professores que se voluntariam podem decidir o tema e duração da aula, e devem ir até a sede da entidade, onde a transmissão ao vivo é realizada. A primeira, de Biologia, foi ministrada pelo professor Daniel Mello, do Colégio Luiz Dourado. A segunda, nesta semana, foi de Química, com o professor Dirlei Silveira, da Escola Ernesto Alves.
Publicidade
LEIA MAIS: Aulas preparatórias têm início nesta segunda, com exibição diária na TVE
Matheus comemora a boa repercussão e engajamento na atividade. “Algumas instituições de ensino e professores de várias áreas querem aderir a esse movimento. É uma alternativa para levar aos estudantes uma forma gratuita de poderem se preparar minimamente para as provas”, afirma. Segundo o coordenador, até o momento não se disponibilizaram professores de Matemática, Português e História.
Nos vídeos são abordados ainda o conteúdo das provas e como interpretar as questões. Interessados em assistir podem acompanhar as lives pela página da Uesc no Facebook. Data, horário e assunto da aula são divulgados com alguns dias de antecedência. Na semana que vem o tema da transmissão será a Língua Inglesa, oferecida pela escola de idiomas Quick English. Professores ou empresas dispostos a colaborar podem entrar em contato através da página ou diretamente com Matheus pelo telefone 98024 5739.
Publicidade
LEIA MAIS: Enem recebe 1 milhão de inscrições em apenas 8 horas