A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) publicou, nessa quinta-feira, 25, uma nota de retratação após uma de suas unidades divulgar a realização de uma plaestra com o tema “A importância da escravidão na economia mundial”. Segundo a nota divulgada pela Uergs, a instituição é contra “qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os direitos humanos”.
“Logo que a divulgação [da palestra] foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é ‘demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: ‘A triste história da escravidão no mundo'”, diz a nota assinada pelo reitor Fernando Guaragna Martins.
LEIA TAMBÉM: Grupo de pesquisa da Unisc lança livro com textos para falar sobre racismo em sala de aula
Publicidade
A divulgação do evento foi feita no perfil das redes sociais da Uergs de Sananduva, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Após a repercussão negativa, a postagem foi deletada. A palestra, prevista para ocorrer na próxima terça-feira, 30, foi organizada pelo professor Oberdan Teles da Silva, do curso de Administração. “O título foi equivocado e a intenção da palestra é demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado”, admitiu o professor Silva.
A reitoria da universidade recomendou que o curso e a unidade universitária cancelem a palestra. Confira abaixo a nota na íntegra:
“Em razão da divulgação de uma palestra cujo tema faz menção à escravidão como sendo algo positivo, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vem a público esclarecer que qualquer apologia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade.
Logo que a divulgação foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: ‘A triste história da escravidão no mundo’.
A Uergs não compactua com nenhuma atitude de cunho racista, preconceituoso e pede desculpas a todas as pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente. Não podemos esquecer a história, muito menos enaltecer algo tão prejudicial e que impacta toda a humanidade de forma tão negativa. Não podemos compactuar e não podemos tolerar.
Publicidade
Fernando Guaragna Martins
Reitor da Uergs“
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil investiga caso de injúria racial e agressão contra enfermeiro do HSC
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade