Regional

UBS de Vila Mariante pode ter de ser demolida após estragos da enchente

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, visitou Venâncio Aires para ver de perto os estragos causados pelas enxurradas. Ela esteve em Vila Mariante para vistoriar a Unidade Básica de Saúde (UBS) que foi condenada pela Defesa Civil, bem como para acompanhar o trabalho de cadastramento dos atingidos pela enchente do Rio Taquari. O prédio já apresentava problemas e tinha um contrato assinado pelo Município para início de uma reforma; agora, pode ter de ser demolido em função dos danos.

Acompanhada pelo prefeito Jarbas da Rosa, vice-prefeita Izaura Landim e secretários municipais, Arita andou pelo interior da edificação e pôde perceber os estragos provocados pela enxurrada. Ela esteve ainda na estrutura provisória montada junto à academia de saúde da localidade. Os atendimentos já haviam sido deslocados em função das obras previstas. “Essa unidade conta com médico 40 horas e, três vezes por semana, deslocamos a nossa unidade móvel para atendimentos odontológicos”, observou o secretário municipal da Saúde, Tiago Quintana.

LEIA TAMBÉM: Cadastramento de atingidos pela enchente supera 850 pessoas nos dois primeiros dias

Publicidade

Ainda em relação à reforma da UBS, a secretária municipal do Planejamento, Deizimara Souza, esclareceu que o Município aguarda o laudo da equipe técnica da Defesa Civil nacional, que esteve em Mariante e condenou toda a estrutura. “Já havia projeto de reforma, mas a nova orientação é aguardar esse retorno, que pode confirmar a condenação e exigir a demolição da edificação. Se esse for o caso, um novo recurso deve ser destinado para a reconstrução.” O orçamento previsto para as melhorias era de R$ 545 mil, com recursos reservados e empresa já contratada. O custo para erguer um prédio novo é estimado em R$ 800 mil.

LEIA MAIS SOBRE A REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.