Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE BUCAL

Tutores devem ficar atentos aos dentes dos animais; veja dicas

Ser tutor de pet é assumir bastante responsabilidade. Além de dar carinho, ter um cantinho especial e reservar momentos de interação são detalhes fundamentais. Também não pode faltar a atenção às questões de sanidade, como a aplicação de vacinas. Os pais, em geral, observam e orientam os filhos sobre a necessidade de fazer a escovação correta dos dentes. Assim, garantem saúde bucal e evitam eventuais dores, decorrentes de problemas como cáries, lesões e tártaro. O mesmo vale para os animais.

A veterinária clínica-geral da PoliClínica Veterinária, Juliana Giacomini, destaca que a doença periodontal é a afecção mais comum na cavidade oral. “É causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, promovendo uma inflamação nos tecidos da boca”, explica. Quando não tratada pode oferecer risco para a saúde geral, devido à migração de bactérias da boca para outros órgãos.

LEIA TAMBÉM: Bicho Mania: a amizade entre Mickey e Noah é exemplo de carinho

Publicidade

A forma mais prática de evitar esse tipo de patologia é utilizar alimentos, brinquedos e cremes dentais específicos. “A escovação diária dos dentes é o método mais eficaz para prevenir a placa bacteriana e manter a saúde clínica do animal”, enfatiza Juliana. Mas não adianta, assim como entre os humanos, fazer em um dia e esquecer nos demais. O processo escovatório só terá resultados satisfatórios se for realizado periodicamente. Se, mesmo assim, forem diagnosticados tártaro ou lesões locais, é recomendada a profilaxia dentária.

Alguns tratamentos, conta Juliana, assemelham-se aos dos tutores. Entre os animais é feita a remoção da placa bacteriana com aparelho odontológico, procedimento que somente pode ser feito por médico-veterinário. O diferencial é que não deve ser utilizado o mesmo creme dental. Existem, em lojas especializadas, produtos especiais que não agridem a estrutura do pet. Garantir a escovação e ficar atento devem estar nas tarefas diárias da relação com os animais. “Notando qualquer alteração na dentição ou presença de mau hálito, recomenda-se procurar atendimento para avaliação da cavidade bucal”, afirma a profissional.

Possíveis problemas dentários nos cães

  • Doenças periodontais
  • Ausência de dentes permanentes ou persistência da dentição decídua
  • Hipoplasia de esmalte dentário
  • Fraturas nos dentes
  • Neoplasias orais malignas ou benignas
  • Alteração na oclusão dentária

Consequências

  • Dificuldade de mastigar alimentos
  • Mau hálito
  • Gengiva inflamada
  • Perda de dentes
  • Diminuição de apetite
  • Dores e dificuldade para se alimentar

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.