Uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Ernesto Alves de Oliveira foi afastada das atividades presenciais em função da Covid-19. Cinco estudantes testaram positivo para a doença, enquanto os demais são monitorados pelas famílias em relação a possíveis sintomas. Para seguir o protocolo estabelecido pelo Estado, todos cumprem o isolamento domiciliar e estão assistindo às aulas no formato remoto.
Segundo a diretora Janaína Venzon, na semana passada uma aluna apresentou sintomas compatíveis com o coronavírus, procurou atendimento médico e realizou a testagem, confirmando a infecção. Ela foi logo isolada. No fim de semana, no entanto, outras famílias informaram sobre estudantes sintomáticos e foram orientadas pela direção a buscar o Cemai ou um posto de saúde, quando foram confirmados mais quatro casos. Vale ressaltar que, além da Ernesto Alves, eles frequentam outra instituição no turno inverso, onde já havia ocorrido outros casos de Covid-19 não comunicados.
LEIA TAMBÉM: Covid-19: veja as unidades de saúde com vacinas disponíveis nesta terça-feira
Com isso, a direção teve de acionar o protocolo de segurança e toda a turma foi afastada durante duas semanas. Janaína afirma, ainda, que reforçou o pedido para que os pais e responsáveis estejam atentos a possíveis sintomas e, em caso de dúvida ou de coabitante positivo para a doença, não levem seus filhos à escola. “O que acontece é que muitos alunos chegam no início da manhã ou da tarde, em seguida se queixam de alguma coisa e temos de avisar as famílias para virem buscá-los”, salienta.
Publicidade
A sala de aula frequentada por esses estudantes passou por uma higienização completa, bem como todas as famílias da turma do turno inverso foram avisadas para redobrar a atenção. A Vigilância Sanitária e a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) foram comunicadas. Janaína ressalta que a comunicação e as orientações foram intensificadas com o objetivo de evitar novos casos entre a comunidade escolar. Desde o início da pandemia, a Ernesto Alves se destacou por seu empenho no cumprimento das regras sanitárias e pelas soluções oferecidas aos seus alunos para manter a qualidade do ensino.
Conforme as diretrizes da Secretaria Estadual da Saúde, em turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, todos os alunos devem ser afastados por 14 dias se houver um caso confirmado. Há ainda a possibilidade de que, após os sete primeiros dias, os que não tiveram teste positivo ou sintomas façam nova testagem. Sendo o resultado destes negativo, eles podem retornar às atividades presenciais enquanto os positivos cumprem integralmente o período de isolamento.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.