A manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, foi dedicada às produções audiovisuais com a 9ª Mostra de Vídeos da Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, em Sobradinho. Retornando para ‘casa’, o evento voltou a ser sediado no Auditório do educandário.
A iniciativa reuniu vídeos produzidos nos últimos meses pelos estudantes do Ensino Médio, que foram apresentados à comunidade escolar e comissão avaliadora, e também contou com apresentações, falas, quiz e muita animação. A turma 101 elaborou seu vídeo com o tema “Que País É Este”. Já a turma 102 abordou o tema “Empatia”. A turma 103 realizou o vídeo com o tema “Gentileza: A história de José Datrino – O Profeta Gentileza”. E a turma 302 com o tema “Superação”.
LEIA MAIS: Mostra de Vídeos da Escola Copetti chega à nona edição
Publicidade
Estiveram presentes no evento, além dos estudantes e equipe do educandário, convidados que compuseram a comissão avaliadora, entre os quais o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, e membros da comunidade escolar.
Os jurados tiveram um grande desafio na para eleger a produção campeã, em razão da qualidade dos trabalhos apresentados. O título de “Melhor filme” desta edição ficou com os estudantes que abordaram o tema envolvendo o “Profeta Gentileza”, da turma 103. Já a indicação de “Melhor Ator/Atriz” ficou com Leonardo Souza Costa, da turma 302, que deu vida ao personagem Márcio, no curta-metragem que abordou o tema “Superação”. A premiação vai além das medalhas e troféu, se refletindo no contexto de aprendizagem, trabalho em equipe e cumprimento de prazos ao longo deste percurso, que são ganhos valiosos para a caminhada dos jovens, inclusive despertando ou aprimorando talentos.
Conforme o professor idealizador do projeto, Nelton Turcatto, a iniciativa teve início em 2013, e todos os anos propõe aos alunos se expressarem sobre temáticas de relevância social, utilizando, para isso, recursos audiovisuais. Em 2024, cada turma participante, como de costume, ganhou uma música/videoclipe tema para inspirar a produção de um roteiro e das cenas. Os estudantes tiveram o prazo de aproximadamente três meses para reunir as ideias, escrevê-las, encaixar na temática, ensaiar, gravar e editar, transformando isso em vídeos de até 12 minutos e 30 segundos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estudantes contam processo de produção para nova edição da Mostra de Vídeos
Sobre a produção vencedora, Nelton menciona que se desenrola com a história de José Datrino, o “Profeta Gentileza”, que durante anos fez a alegria das pessoas no subúrbio do Rio de Janeiro. “José Datrino desde pequeno tinha poderes extra-sensoriais e isso veio a tona quando ocorreu um grande incêndio, com muitas vítimas, no “Gran Circus Norte-Americano”. A partir daí, Datrino que era filho do dono de uma rica transportadora, deixou de lado todo o luxo e riqueza, e passou a viver nas ruas, escrevendo frases e palavras de gentileza nas pilastras de viadutos e entregando flores em ônibus para pessoas em geral. Ele é um marco na história do Rio de Janeiro. A turma 103 fez este duplo trabalho, reviveu a vida de José Datrino e colocou o quanto as atitudes de gentileza são importantes no nosso dia a dia.”
Já em relação ao evento, agradece a todos que participaram e contribuíram para a realização, destacando como uma missão cumprida. “Chegamos na 9ª Mostra de Vídeos com a certeza que oportunizamos aos alunos a se desenvolverem e a irem atrás dos seus objetivos, a trabalhar em grupos, serem criativos e a se superarem e cooperarem entre si, obedecendo prazos, a trabalhar juntos, a não ter vaidade e a exercerem a liderança. Um evento sempre dá muito trabalho, porém a escola, através de professores que acabam trabalhando juntos, tendo o apoio de seguimentos do colégio, evidenciando também a parceria com o Grupo Gazeta, isso nos faz sempre fortes a ofertar para a comunidade um evento bem legal e completo. Estamos muito felizes, sabendo que a 9ª Mostra de Vídeos foi como a primeira, cheia de descobertas e, sobretudo, que oportunizou aos alunos desenvolverem seu potencial, porque a obrigação da escolar é dar espaço aos alunos florescerem”, frisou.
Publicidade
O diretor da Escola, Alécio Fabiano Marion, também destaca o projeto “Cure o Mundo”, que funciona como um “guarda-chuva” para as demais atividades e eventos. “A 9ª Mostra de Vídeos aconteceu com um sucesso total. Ficamos felizes em ouvir elogios do nosso coordenador da 6ª CRE e de todos os jurados’’, destacou, salientando o protagonismo juvenil e já estarem ansiosos esperando a próxima edição, que terá novidade. O prêmio de “Melhor Ator/Atriz” será dividido em duas categorias. “Realizados com o sucesso do evento e também, depois de cinco anos, retornando ao auditório da escola, que sempre foi a nossa casa. Um agradecimento ao Salão Paroquial, através do padre Gelso Bernardy, que sempre cedeu o espaço para darmos continuidade ao projeto, e muito feliz em retornar à nossa casa com esse evento grandioso”, disse.
A Gazeta Sobradinho transmitiu o evento ao vivo através do YouTube.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade