Surgida em 2019, a ideia da criação de um Parque Temático do Imigrante em Santa Cruz do Sul deve se tornar realidade. O espaço, que deve ocupar nove hectares na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, toma forma e já tem algumas ideias colocadas no papel. Além de mostrar aspectos da imigração alemã, o parque deve contar com um espaço para as cervejarias locais e também para a gastronomia.
“A ideia surgiu quando fiz uma visita ao Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves. Linha Santa Cruz é o berço da colonização alemã, com construções históricas por aqui, tem uma história bonita para contar, então por que não fazer esse parque aqui?”, disse o presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Ricardo Bringmann, em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM na manhã desta terça-feira, 19.
Ele explica que nas eleições passadas encaminhou aos prefeituráveis de Santa Cruz o projeto para construção do parque. “Três botaram no plano de governo e, hoje, o governo atual tem trabalhado conosco neste projeto que, além de incentivar o turismo, resgata a nossa história. Estamos em um grupo de cerca de 15 pessoas da Amorlisc, comunidades católica e evangélica, e do governo, que trabalha voluntariamente na iniciativa.”
Publicidade
LEIA MAIS: Município vai ganhar Parque Temático do Imigrante em Linha Santa Cruz
Entre as ideias, além do espaço dos cervejeiros e da gastronomia, está colocar réplicas de um moinho com roda d’água e também de um barco veleiro semelhante aos que trouxeram os antepassados da Alemanha. “Também uma vila colonial com forno à lenha, prensa de cana de açúcar, horta com frutas e cerca de pedras como era em 1850. A pandemia mostrou que o turismo regional está em alta e Santa Cruz tem potencial para isso.”
Por enquanto, ainda não há previsão de quanto o projeto vai custar. Ele foi incluído no Plano Plurianual da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo 2022-2025, com um recurso inicial aportado de R$ 1 milhão. “Mas esse valor não faz frente a todas as demandas. O parque também pode ser implantado gradativamente. Outra ideia é montar uma maquete para conseguirmos uma parceria público-privada com alguma empresa que queira ajudar no projeto.”
Publicidade
Bringmann ressalta que um dos intuitos principais é resgatar as tradições do passado e repassar para as gerações atuais. “Os nossos filhos de agora, a maioria não tem muita noção dessa história dos antepassados. Isso acaba se perdendo. Então, esse espaço vai proporcionar manter essa história e cultura.”
Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
LEIA TAMBÉM: Plano Municipal de Turismo é entregue à prefeita Helena Hermany
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!