Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Automobilismo

Turismo Nacional deu show em Santa Cruz do Sul

Foto: Alencar da Rosa

Turismo Nacional contou com muitas disputas no circuito Oswaldinho de Oliveira

Pela segunda vez em Santa Cruz do Sul, após sua passagem pelo município em 2021, a Turismo Nacional (TN) apresentou grandes disputas no Autódromo Internacional, em provas que iniciaram neste sábado, 17, e se estenderam até a tarde de domingo, 18. Ao todo, foram 14 corridas emocionantes, em um grande teste para o novo asfalto do percurso, que foi renovado pela prefeitura, e irá receber a Stock Car no próximo final de semana.

Foram oito corridas da Turismo Nacional no sábado, 17. Pilotando um Citroën C3, Mathias de Valle venceu as duas primeiras na categoria TN PRO, que está em sua segunda etapa, após iniciar em Interlagos, em agosto. Na terceira corrida da categoria em Santa Cruz do Sul, o catarinense Juninho Berlanda, a bordo de um Toyota Yaris, terminou em primeiro, mas foi desclassificado por ter excedido o limite mínimo de peso. Com isso, Leo Rufino, com o Chevrolet Ônix, herdou a primeira posição. Berlanda se recuperou na quarta prova do dia na PRO, e terminou em primeiro. No domingo, 18, Mathias seguiu absoluto e venceu as duas baterias. ¨Foi um fim de semana muito bom. Venci quatro corridas em seis, estava com um carro incrível, sem palavras para descrever¨, festejou o piloto de apenas 20 anos.

LEIA MAIS: Turismo Nacional: confira os resultados do domingo em Santa Cruz

Publicidade

Nas categorias A e B, onde os pilotos da A são condutores de maior experiência no automobilismo, o Hyundai HB20 da dupla Roberto Bonato e Evandro Maldonado levou as duas provas do sábado. O Volkswagen Gol de Gabriel Ymgawa, em segundo colocado, foi o melhor da B na primeira prova, e na segunda, Ricardo Raimundo, com seu Fiat Uno, chegou em quinto e foi o mais rápido da B. No domingo, o Chevrolet Ônix de Fernando Pessoa foi o mais veloz e terminou em primeiro na prova da manhã, e Rafael Colorai, com o Ford New Ka, venceu durante a prova da tarde.

A categoria Super e Elite teve o Fiat Uno de Gustavo Mascarenhas como primeiro na prova inicial do sábado na categoria, e Cesinha Bonilha, com o Volkswagen Up, foi vencedor na segunda bateria. No domingo, 18, o Volkswagen Gol de Gustavo Magnabosco chegou na frente, e na segunda bateria da categoria no dia, Gustavo Mascarenhas voltou a vencer. “Trabalhamos muito na oficina, o carro chegou pronto e meu papel foi secundário, o mérito foi todo da equipe”, destacou o piloto de Minas Gerais.

Gustavo Mascarenhas (à direita) comemorou no alto do pódio
Foto: Alencar da Rosa


LEIA MAIS: Primeiro dia de grandes pegas no Autódromo Internacional 

Publicidade

A atualização da pontuação do campeonato nas diferentes categorias depende de homologação e será divulgada nesta semana pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). As próximas duas provas, que finalizam o calendário 2022 da Turismo Nacional, prometem colocar ainda mais fogo na disputa pelo campeonato. No dia 16 de outubro, em Londrina-PR, a pontuação terá um acréscimo de 50% por prova, e na etapa final, dia 27 de novembro, em Brasília, a pontuação será dobrada, deixando um grande número de pilotos na possibilidade de levar o título de cada categoria.

Autódromo aprovado por unanimidade

Pilotos, membros de equipes e organizadores da prova foram só elogios ao renovado Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Após obras da Prefeitura, com o novo revestimento asfáltico, além de alargamento de áreas de escape e outras melhorias localizadas, os participantes do evento foram unânimes ao aprovar o circuito.

O piloto gaúcho Luis Carlos Ribeiro alcançou uma segunda colocação na corrida 1 da categoria Super e Elite, no sábado, 17, e ficou em 7º na segunda bateria. No domingo, o piloto de Bom Retiro do Sul teve uma quebra de câmbio na corrida 3 e deixou a disputa, e alcançou a quarta posição na corrida 4. Ribeiro aprovou as reformas no traçado, que permitiu mais velocidade aos veículos. “O autódromo está muito bem ajeitado. Ele ficou com um grip excelente, tanto que os carros baixaram seus tempos em um segundo e meio em relação ao ano passado”, observou Ribeiro.

Publicidade

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Santa Cruz do Sul, Marcio Martins, destacou que o Autódromo Internacional é uma conexão do município com o resto do Brasil e do Mundo, pela importância que tem no automobilismo nacional. “Recebemos esses elogios com gratidão. É um trabalho que o governo da prefeita Helena e do vice Elstor vem implementando de melhorias no autódromo para receber grandes eventos. A reclamação que tínhamos era sobre o asfalto, então foi feito todo uma melhoria e hoje a gente colhe os frutos com a Turismo Nacional, e na semana que vem a Stock Car e vamos seguir com grandes eventos”, comentou o representante da Prefeitura.

Competição se consolida como uma das principais do país

Atualmente contando com as categorias PRO, A e B, Super e Elite, o campeonato acontece desde 2017, e foi o substituto do Brasileiro de Marcas e Pilotos. Inicialmente, a competição apresentou-se como Campeonato Brasileiro de Turismo 1.600. Com motores 1.6, e também o 2.0 na recentemente criada categoria PRO, a TN apresenta uma competição de veículos e modelos conhecidos pelo público, pois são comumente encontrados no trânsito das cidades.

Publicidade

A competição nasceu da ideia do empresário, ex-piloto e chefe de equipe, Angelo Corrêa, que atualmente, atua na organização da Turismo Nacional. “Naquela época haviam competições regionais: os melhores do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Goiás, de todos os lugares onde tem autódromo, eles se encontravam em uma etapa no final do ano chamada Festival Brasileiro, com três corridas, e de lá, saía o campeão nacional da 1.600 cilindradas”.

Angelo Corrêa foi o criador da Turismo Nacional
Foto: Alencar da Rosa

Corrêa conta que a intenção era fazer uma competição nacional que passasse por diversos autódromos do Brasil, e ainda pudesse ser economicamente viável e interessante aos participantes e para o público. Após reunir pilotos e equipes, o empresário organizou um time para montar uma competição aos moldes da Turismo Nacional da Argentina, uma inspiração para a categoria no Brasil, que possui semelhanças inclusive no formato de disputa e regulamento. Com a autorização da Confederação Brasileira de Automobilismo, o campeonato iniciou suas disputas e rompeu com a desconfiança de parte dos pilotos e equipes, e hoje faz sucesso com uma competição que reúne mais de uma dezena de grande marcas, e em 2021 foi agregada à Vicar, organizadora da Stock Car Brasil. 

Com o sucesso da etapa em Santa Cruz do Sul, o organizador da Turismo Nacional não esconde que há grandes chances do município receber uma nova etapa em 2023. ¨O pessoal adora Guaporé, mas a maioria, apaixonou por Santa Cruz. Em Tarumã tivemos uma etapa, mas deu muito acidente, então, não é a preferência dos pilotos. Se eu tivesse que apostar hoje, se tivesse uma escolha entre pilotos, eu acredito que a maioria prefira Santa Cruz¨, finaliza o criador da competição.

Publicidade

RESULTADOS

Sábado, 17 de setembro

TN PRO
Corrida 1

1º – Mathias de Valle (Citroën C3), 10 voltas

2º – Marcelo Ditripa (Fiat Argo), a 5s810
3º – Augusto de Freitas (Hyundai HB20), a 11s181
4º – César Martins (Chevrolet Onix), a 23s572
5º – Ernani Kuhn (Volkswagen Gol), a 23s904

Corrida 2
1º – Mathias de Valle (Citroën C3), 10 voltas
2º – Marcelo Ditripa (Fiat Argo), a 7s378
3º – Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso (Chevrolet Onix), a 18s025
4º – Ernani Kuhn (Volkswagen Gol), a 18s349
5º – Guilherme Sirtoni/Vinícius Bortolozo (Volkswagen Gol), a 20s643

Corrida 3
1º – Juninho Berlanda (Toyota Yaris), 10 voltas
2º – Leo Rufino (Chevrolet Onix), a 0s765
3º – Marcelo Ditripa (Fiat Argo), a 1s167
4º – Rodrigo Santos (Chevrolet Onix), a 2s190
5º – Ernani Kuhn (Volkswagen Gol), a 2s778

Corrida 4
1º – Juninho Berlanda (Toyota Yaris), 8 voltas
2º – Rodrigo Santos (Chevrolet Onix), a 1s024
3º – Leo Rufino (Chevrolet Onix), a 1s721
4º – César Martins (Chevrolet Onix), a 2s153
5º – Ernani Kuhn (Volkswagen Gol), a 2s890

Categorias A e B

Corrida 1
1º – Roberto Bonato/Evandro Maldonado (A, Hyundai HB20), 11 voltas
2º – Gabriel Ymagawa (A, Volkswagen Gol), a 3s431
3º – Dorivaldo Gondra (A, Volkswagen Up), a 9s192
4º – Juca Lisboa/Algacir Sermann (A, Volkswagen Gol), a 13s047
5º – Ricardo Raimundo (B, Fiat Uno), a 13s555
Vencedor na Sênior: Guto Baldo (A, Ford New Ka), a 24s136

Corrida 2

1º – Roberto Bonato/Evandro Maldonado (A, Hyundai HB20), 11 voltas
2º – Ricardo Raimundo (B, Fiat Uno), a 4s693
3º – Fernando Pessoa (A, Chevrolet Onix), a 4s913
4º – Juca Lisboa/Algacir Sermann (A, Volkswagen Gol), a 6s082
5º – Faruk Araújo (B, Chevrolet Onix), a 7s736
Vencedor na Sênior: Ariel Barranco (A, Volkswagen Gol), a 8s172

Categorias Super e Elite

Corrida 1

1º – Gustavo Mascarenhas (Super, Fiat Uno), 12 voltas
2º – Luiz Carlos Ribeiro (Super, Toyota Etios), a 3s954
3º – Gustavo Magnabosco (Super, Volkswagen Gol), a 4s325
4º – Wanderson Freitas/Leandro Freitas (Super, Volkswagen Gol), a 6s962
5º – Pablo Alves (Super, Chevrolet New Onix), a 8s696
Vencedor na Elite: Gustavo Dal Pizzol (Chevrolet Onix), a 18s190

Corrida 2
1º – Cesinha Bonilha (Volkswagen Up), 12 voltas
2º – Gustavo Dal Pizzol (Elite, Chevrolet Onix), a 0s485
3º – Gustavo Mascarenhas (Fiat Uno), a 0s821
4º – Gustavo Magnabosco (Volkswagen Gol), a 2s835
5º – Leandro Freitas/Wanderson Freitas (Volkswagen Gol), a 3s405

Domingo, 18 de setembro

PRO

Corrida 5
1º Mathias de Valle (Citroen C3) 21:54.479
2º Juninho Berlanda (Toyota Yaris) +4.902
3º Leo Rufino (Chevrolet Onix) +6.017
4º G. Sirtoli/V. Bortolozo (VW Gol) +6.340
5º Ernani Kuhn (VW Gol) +6.569

Corrida 6
1º Mathias de Valle (Citroën C3) 22:15.348
2º Juninho Berlanda (Toyota Yaris) +1.901
3º Marcelo Ditripa (Fiat Argo) +2.296
4º Fabiano Cardoso (Chevrolet Onix) +2.933
5º Ernani Kuhn (VW Gol) +4.391

A e B

Corrida 3
1º Fernando Pessoa (Chevrolet Onix) 21:40.158
2º Ariel Barranco (VW)(Senior) +0.923
3º Dorivaldo Gondra (VW Up) +3.373
4º Faruk Araujo (B) (Chevrolet Onix) +4.193
5º Ricardo Raimundo (B) (Fiat Uno) +6.138

Corrida 4
1º Rafael Colombari (Ford New Ka) 20:17.463
2º Henrique Basso (VW Gol) +2.089
3º Dorivaldo Gondra (VW Up) +7.587
4º Lorenzo Massaro (B) (Chevrolet Onix) +9.842
5º Ricardo Raimundo (B) (Fiat Uno) +12.670

Super e Elite 

Corrida 3
1º Gustavo Magnabosco (VW Gol) 21:37.302
2º Cesinha Bonilha (VW Up) +4.116
3º Gustavo Mascarenhas (Fiat Uno) +4.381
4º Davi Dal Pizzol (Chevrolet Onix) +13.163
5º W. Freitas/L. Freitas (VW Gol)+16.238

Corrida 4
1º Gustavo Mascarenhas (Fiat Uno) 21:32.513
2º Cesinha Bonilha (VW Up) +1.983
3º Gustavo Magnabosco (VW Gol) +7.644
4º Leandro Freitas (VW Gol) +14.564
5º Luis Carlos Ribeiro (Toyota Etios) +23.058

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.