O trabalho de manutenção das tipuanas do Túnel Verde, na Rua Marechal Floriano, que havia sido pausado por causa da pandemia, será realizado novamente no próximo domingo, 21, conforme estabelece o Programa de Manutenção e Preservação das Tipuanas Tipu (Benth) Kuntze. Segundo a Prefeitura, cerca de 20 árvores serão manejadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), que terão o apoio dos profissionais do serviço operacional da Secretaria de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana (Setsu).
LEIA TAMBÉM
Prefeitura monitora situação das tipuanas no Túnel Verde
Por que as tipuanas do Túnel Verde estão sendo cortadas
De acordo com a secretária de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, Diani Sopelsa, o serviço será realizado no período das 7h30 ao meio-dia, nas quadras entre as ruas Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros. “O trânsito ficará totalmente bloqueado neste trecho, mas será liberado conforme as intervenções forem concluídas”, explicou.
Publicidade
A engenheira florestal Isabel Sandra Kleinpaul, da Semass, técnica responsável pelas podas, explica a necessidade da realização do serviço. “Havíamos parado em função da pandemia, mas é importante fazermos esta atividade de manejo, através da poda de limpeza, para retirar galhos com risco de queda e eliminar exemplares sem condições de recuperação, para proporcionar segurança ao Centro da cidade”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Começa o período de podas na zona urbana de Santa Cruz
Ainda segundo ela, o programa também segue o Plano Diretor de Arborização, que estabelece normas de manejo, proteção, conservação das formações vegetais, arborização e procedimentos para supressão, transplante ou podas de espécimes vegetais no município. A ação de preservação da tipuanas iniciou em maio de 2018. Até o momento, sete árvores foram retiradas. Para realizar o serviço, a rede de energia não será desligada.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura garante que irá minimizar os transtornos durante a revitalização da Floriano
Cuidado com as raízes
A engenheira florestal ainda fez um alerta importante aos proprietários das calçadas na rua central da cidade. De acordo com ela, é preciso ter um cuidado especial com as raízes das árvores, ao fazer os reparos nas vias de passeio. “As raízes das tipuanas não podem ser cortadas, sendo passível de infração, caso isso ocorrer”, afirma.
Ainda de acordo com Isabel, no momento que houver alguma intervenção nas calçadas, se for necessário realizar algum manejo nas raízes, os moradores precisam solicitar a presença de um técnico da Secretaria de Meio Ambiente para acompanhar a intervenção. O telefone da Semass é o 3713-8242.
Publicidade
LEIA MAIS
Extremosas ganham as cores do outono em Santa Cruz
Poda irregular de árvore chama a atenção no Centro de Santa Cruz
70 mil mudas de árvores nativas já foram plantadas em Santa Cruz