A mobilização dos caminhoneiros em Santa Cruz do Sul e região causa cada vez mais impactos na vida do cidadão. Com apoio de grande parte da população, a greve da categoria completa uma semana nesta segunda-feira sem data para terminar.
Os postos de combustíveis estão com as bombas secas e alguns produtos perecíveis estão em falta nos supermercados, inclusive com restrição de compra de produtos. Neste domingo, uma grande manifestação, de caminhoneiros e população, foi registrada no Centro de Santa Cruz.
LEIA MAIS:
Publicidade
O Portal Gaz preparou um resumo que atualiza a situação de serviços essenciais no município para este início de semana:
Em razão da mobilização dos caminhoneiros, que chegou ao sétimo dia neste domingo, 27, diversas escolas e instituições alteram as atividades para esta segunda-feira. Universidades e escolas anunciaram o cancelamento das aulas, enquanto outras instituições continuam com as atividades normalmente.
Publicidade
LEIA MAIS: Veja onde tem e onde não tem aula nesta segunda na região
Em Santa Cruz do Sul, não há registro de ocorrências graves neste domingo, 27. As viaturas dos órgãos de segurança seguem circulando normalmente graças a um carregamento de gasolina e diesel que chegou no início da tarde desse sábado sob forte escolta. O combustível foi destinado também a ambulâncias e veículos de serviços essenciais da Prefeitura. Viaturas da região também foram abastecidas em Santa Cruz.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz recebe carga de combustível para polícias e ambulâncias
O Hospital Santa Cruz informou neste domingo que a situação continua normal. Não há falta de qualquer insumo básico para os atendimentos. O Santa Cruz reafirma que procedimentos eletivos marcados para a partir de terça-feira serão reagendados para otimizar os estoques de produtos.
Publicidade
A assessoria do Hospital Ana Nery (que responde também pela UPA do Esmeralda e pelo Hospitalzinho) também informou que não há falta de medicamentos e insumos.
O Hospital Regional do Vale do Rio Pardo sofre com a falta de medicamentos e dificuldade de entrega de alimentos. Em nota, a Prefeitura de Rio Pardo informou que as viagens para consultas que não são consideradas emergência ou urgência estão canceladas. Apesar disto, as ambulâncias estão com combustível e aptas para o atendimento à população. A casa de saúde informou ainda que estão canceladas as cirurgias eletivas. A direção solicita que “a população procure atendimento somente em casos de emergência ou urgência, tendo em vista as dificuldades pontuais, devido ao desabastecimento”.
LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz vai remarcar cirurgias eletivas
Publicidade
A semana vai começar do mesmo jeito que a anterior terminou em Santa Cruz do Sul: sem gasolina para venda nos postos da cidade. O Portal Gaz conversou com donos e gerentes de cinco postos e eles foram unânimes ao dizer que ainda não há previsão de quando a situação será normalizada. Os estoques de gasolina na cidade terminaram no início da manhã de sexta-feira.
LEIA MAIS: Afinal, quando os postos voltam a vender gasolina em Santa Cruz?
O estoque de gás de cozinha também está muito baixo em Santa Cruz. Poucos revendedores ainda têm botijões nos pátios. Condomínios estão pedindo que os moradores economizem o produto. Não há previsão de quando os revendedores receberão nova remessa.
A Associação Rádio Táxi informou no início da noite deste domingo, 27, que apenas 10% da frota de Santa Cruz do Sul ainda circula pelo município. Em dias normais, são cerca de 120 carros realizando as corridas – número que caiu para 12 neste domingo.
Já os motoristas de Uber realizam um revezamento. Alguns ainda têm combustível, mas reservam a disponibilidade para momentos com mais demanda na cidade.
LEIA MAIS: Apenas 12 táxis ainda estão circulando em Santa Cruz
O gerente administrativo da Stadtbus, Gerson Luis Luedke, informou que até esta segunda ou terça-feira o Consórcio TCS tem combustível para manter a operação do transporte coletivo urbano como praticada na última sexta-feira. Clique aqui e veja a grade completa das mudanças.
A Viação Santa Cruz, maior empresa de transporte intermunicipal da região, reiterou no fim de semana que segue operando normalmente. O quadro será reavaliado nesta segunda-feira e possíveis ajustes serão informados ao longo do dia.
LEIA MAIS: Consórcio TCS mantém alteração nas linhas de ônibus
Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), João Goerck, o comércio santa-cruzense funciona normalmente nesta segunda-feira.
Na questão do recolhimento de lixo, não há novidades. Os caminhões seguem fazendo o recolhimento normal de resíduos na cidade. O lixo é levado para a central de transbordo, no Bairro Dona Carlota, onde se acumula em grandes quantidades. O transporte do local até Minas do Leão está suspenso desde o meio da semana e ainda não há previsão de quando a situação será normalizada.
A gerência da Corsan diz que recebeu na noite de sexta-feira um novo carregamento de cloro, necessário para o tratamento da água. Os estoques dos demais produtos estão em dia.
This website uses cookies.