Colunistas

Tudo o que setembro nos reserva

Este final de semana marcará o nosso ingresso, no domingo, em setembro, mês que nos brindará com a chegada da primavera. É um período que já sinaliza para a despedida do inverno, essa estação que tanto nos castigou, e não apenas com as chuvas torrenciais e a enchente delas decorrente, mas inclusive com sucessivos dias nublados, sem sol, e muito frios. Isso retardou de forma incomum o encaminhamento de uma nova safra agrícola, com os desdobramentos negativos e os transtornos que cada produtor pode conferir em suas próprias lavouras, ou mesmo nas pastagens e em todas as demais culturas do ciclo anual.

Mas, enfim, estaremos em setembro, e com esse mês, que promete ser mais ensolarado, haverá uma explosão de vida e de cores na natureza. Para uma cidade e uma região historicamente identificadas com a qualidade de vida e o contato com a natureza, a floração de quase todas as espécies ornamentais e frutíferas, nos próximos dias e nas próximas semanas, promete nos brindar com um espetáculo que será muito bem-vindo, muito alvissareiro. Precisamos, todos, coletivamente, de alguns afagos de bem-estar, e isso depende em essência do contato com o mundo natural. Então, que todos aproveitem ao máximo para curtir a exuberância do que o ambiente regional tem a oferecer. Isso é muito valioso, e é um patrimônio imensurável.

LEIA TAMBÉM: Uma perda irreparável

Publicidade

Enquanto a natureza se prepara para o seu rebrotar, no ambiente cultural essa mesma efervescência se instala. Com setembro, estaremos a pouco mais de um mês da Oktoberfest, e então será tudo festa, com o entusiasmo e a movimentação a ela associadas. Mas antes disso a cidade curte o Santa Cruz Jazz and Blues, e já se enfeitou para outro evento de luxo: o 7o Festival Santa Cruz de Cinema, consolidado no contexto do audiovisual gaúcho e brasileiro.

Entre terça-feira e sábado, na próxima semana, um desfile de atores, atrizes, diretores e produtores pela região poderá ser testemunhado. Entre eles o ator gaúcho Marcos Breda, um dos grandes nomes da teledramaturgia, que virá para receber o Prêmio Tuio Becker, e a atriz pernambucana Virgínia Cavendish, a grande homenageada desta edição, dois ícones das telas. Ambos, por sinal, concederam entrevista exclusiva à Gazeta do Sul: a conversa com Breda pode ser conferida no Magazine, encartado nesta edição, e o bate-papo com Virgínia será publicado na próxima semana. E, claro, na página 12 desta edição, compartilhamos o serviço desse evento, do qual, como nas edições anteriores, faremos cobertura ampla e diária, com todas as nossas plataformas de conteúdo.

Em franca expectativa pelo início do festival, também salientamos os temas da imigração. Não apenas a alemã, que temos contemplado com série associada ao bicentenário em realidade de Brasil e aos 175 em Santa Cruz, mas, nesta edição, ainda tematizamos os 150 anos da imigração italiana no Brasil e no Estado. Afinal, os italianos marcam presença importantíssima em toda a região. Boa leitura, e bom final de semana!

Publicidade

LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.