ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

TSE recebe influenciadores e jornalistas para explicar como funcionam as urnas eletrônicas

Votação em todo o país ocorre neste domingo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai receber um grupo de influenciadores digitais e jornalistas nesta quinta-feira, 4. A iniciativa é inédita e o objetivo é mostrar aos visitantes, que somam cerca de 10 milhões de seguidores nas redes sociais, que não existe “sala secreta” ou “sala escura” na Corte, além de elucidar outras notícias falsas.

O grupo vai conhecer as instalações do tribunal e conversar com representantes da instituição, entre eles o ex-ministro Henrique Neves, e técnicos que trabalham na apuração das urnas. A expectativa é de que a visita sirva de base para a produção de conteúdo informativo até as eleições.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Urnas eletrônicas terão tradução em Libras nas eleições de outubro

Publicidade

O ponto central do evento será uma visita à Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados, que ficou conhecida erroneamente como “sala secreta” ou “sala escura” em decorrência de fake news que sugerem que o local, onde acontece a contagem de votos, seria restrito a poucas pessoas para possibilitar “manipulação” do resultado.

O TSE tem tomado medidas em reação aos constantes ataques proferidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eletrônico de votação e a confiabilidade das urnas. O chefe do Executivo insinua, sem provas, que os ministros do TSE agem para beneficiar adversários dele.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: TSE vai receber denúncias sobre desinformação nas eleições

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta