Categories: Educação

Trote Solidário da Unisc incentiva a ajudar a salvar vidas

A acadêmica do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Natália Bechi Maurer, 20 anos foi taxativa: “Estou doando sangue porque sei que essa atitude pode ajudar a salvar vidas”, explicou, orgulhosa. Natália foi a primeira pessoa a doar sangue na manhã desta quinta-feira, 10 de março, no Trote Solidário da Unisc. A cada semestre, além de promover uma atividade de integração entre estudantes veteranos e calouros, a Universidade busca, por meio do Trote Solidário institucional, trabalhar com temáticas que convidam para uma reflexão socialmente responsável e educativa.

Nesse semestre, com o intuito de trabalhar a temática da solidariedade e do direito à vida, o Trote Solidário acontece em forma de doação de sangue. Organizada pela Comissão de Recepção aos Novos Estudantes, a iniciativa conta com o apoio do Hospital Santa Cruz (HSC) e da Hemorrede Pública do Rio Grande do Sul (Hemorgs).

Publicidade

Na primeira edição do Trote Solidário, realizada no ano passado, os estudantes montaram duas bibliotecas para a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) com cerca de 20 mil exemplares de livros doados. Na segunda edição, realizada no segundo semestre de 2015, foram coletados mais de mil litros de óleo saturado, os quais foram transformados em Biodiesel e beneficiaram financeiramente cinco entidades do município. 

A expectativa é de que sejam doadas até 130 bolsas de sangue. A atividade, que ocorre no estacionamento do Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Unisc, iniciou às 9 horas, tem intervalo ao meio dia e retorna às 13h30, encerrando às 16h30.  O Diretório Acadêmico (D.A) com o maior número de doares indicados (cada doador deve indicar um D.A) receberá como premiação um forno micro-ondas. Além disso, serão sorteados dois tablets, um entre os doadores e outro entre aqueles que se dispuseram a ir doar e realizaram a triagem, mas que, por algum motivo, não puderam fazer a doação. O sangue doado será entregue ao banco público do Rio Grande do Sul e ao HSC.

A funcionária do Departamento de Química e Física da Unisc, Cléria Silveira, de 48 anos, também resolveu colaborar com a ação solidária. “Além de ser uma brincadeira saudável, que diferente de outros trotes, não coloca a vida das pessoas em risco, mas ajuda a salvar, está ocorrendo em um momento muito oportuno, uma vez que retornamos do período das festas de carnaval. Por isso, se torna importante ajudar a reabastecer os bancos de sangue”, explica. 

Publicidade

Condições básicas para doar:
-Sentir-se bem, com saúde;
-Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional;
-Ter entre 16 e 69 anos de idade e peso acima de 50 kg.

Quem NÃO pode doar:
-Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
-Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
-Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

No dia da doação:
-Nunca doar em jejum;
-Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
-Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
-Evitar fumar pelo menos duas horas antes e depois da doação;
-Evitar ingerir alimentos gordurosos.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.