A cada troca de estação há a sensação de que a vida se renova. De fato, a própria natureza mostra isso, seja na mudança das temperaturas, seja na alteração das paisagens em função do ciclo produtivo de cada planta. Todavia, esses intervalos de tempo também são oportunos para organizar ou reorganizar o que se tem em casa. O mais comum é iniciar esse processo pelas roupas e os calçados, pois são artigos usados diariamente. A melhor forma de conferir se tudo o que está guardado será utilizado é abrindo roupeiros, closets e armários para fazer uma triagem.
Essa tarefa exige, primeiramente, desapego das coisas que estão literalmente “paradas” e sem uso. Em muitos casos, contar com a ajuda de um profissional especializado em organização pode tornar esse trabalho mais fácil. A santa-cruzense Michele Anita Horn, que atua como Personal Oganizer há quatro anos, explica que a organização requer alguns passos importantes, como desapegar, classificar, separar, guardar, manter e curtir o momento.
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Além disso, ela observa que cada família terá seu planejamento e ritmo próprios de organização. Há uma série de questões que precisam ser consideradas, como as rotinas, a forma de conduzir tarefas diárias (e se há alguém responsável por elas), o número de pessoas que moram no ambiente, o tamanho da casa, se existem animais domésticos, se o descarte ou doação dos itens está com data definida ou previamente determinada, a forma de organização desses ambientes e sua manutenção e, ainda, como cada pessoa que reside nesses locais pode conduzir a sua organização.
Portanto, vai depender da necessidade de cada um. “O Personal Organizer vai apontar as soluções conforme a realidade que encontrar”, explicou, apontando que manter uma rotina organizada traz produtividade e melhora a qualidade de vida, especialmente porque reduz o estresse e otimiza o tempo. Por essa razão, Michele faz questão de observar que as trocas de estação significam o momento de olhar com atenção para aquilo que se tem e para avaliar a sua real necessidade. “Não é apenas guardar o verão e colocar o inverno à mostra”, observa, haja vista que muitas pessoas não trocam suas peças de lugar.
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Quando se fala em organização de ambientes como roupeiros e armários, é preciso levar em conta a necessidade de guardar as coisas limpas. “Isso é extremamente importante e há situações em que as pessoas realmente não se dão conta do quanto essa atitude pode evitar, inclusive, o desperdício”, disse Michele.
Como exemplo ela destaca as roupas brancas, que, se guardadas sujas, ficam amareladas e não limpam mais. “Nesses casos, não se tem o que fazer e acaba se jogando a peça de roupa fora”, acrescentou.
Outro cuidado que se deve ter está relacionado à forma como as peças são guardadas, pois muitas coisas não são usadas porque não são vistas e as pessoas nem mesmo lembram que tinham. O principal ganho dessa organização, na avaliação da Personal Organizer, é o tempo que se ganha para fazer outras coisas.
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“Não é para atender a um padrão de dobra de roupa, por exemplo, mas para ajudar as pessoas e tornar prático o seu dia a dia, sem falar que a roupa conta a tua história, fala muito de ti”, concluiu.
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