Centro-Serra

Trintena: Padroeira vai ao encontro das comunidades

Ao longo das décadas grande numero de fiéis rezam pedindo por bênçãos e agradecendo à Nossa Senhora dos Navegantes pelas conquistas. Protetora das embarcações, da vida de seus devotos, é a padroeira da Paróquia Católica que leva seu nome como homenagem e abrange os municípios de Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul.

Em fevereiro, no dia 2, celebra-se o seu dia, com festa e gratidão, mas as homenagens têm-se ampliado e duram na atualidade mais de um mês. A trintena em honra a Nossa Senhora dos Navegantes teve início em 2019, a partir de uma ideia do Conselho Paroquial e dos padres da paróquia. Conforme o pároco Gelso Bernardy, a iniciativa surgiu neste formato para oportunizar com que todas as comunidades abrangidas tivessem a visita da imagem da santa.

Segundo o líder religioso, cada comunidade também possui seu padroeiro ou padroeira e estas, no domingo da Festa de Navegantes, se reúnem para celebrar juntas a padroeira da Paróquia. “A mãe visita os seus filhos e filhas e os convida para participar de sua festa”, ressalta.

Publicidade

A fé, de acordo com o padre, é a motivação que conduziu à criação deste momento, para também criar um clima de festa paroquial, em que as comunidades, famílias e todos os devotos participam. “No começo pensamos em um carro enfeitado e ir chamando o pessoal, mas foi tomando corpo e foi necessário o suporte de ônibus para levar os fiéis. A empresa Várzea Grande, na época, se motivou também a levar. O primeiro ônibus já estava cheio. E deu certo”, frisou, ressaltando que de bairro em bairro, percorre-se cidade e interior preenchendo os lugares do ônibus, na atualidade cedido pela Prefeitura Municipal.

LEIA TAMBÉM: Grupo Servas de Maria tem na fé e no amor o segredo das bolachas de Navegantes

Padre Gelso explica ainda que a trintena sempre tem início nos primeiros dias de janeiro, seguindo-se por 30 dias. “Entra-se no ano de forma a renovar a fé. Em 2023 o tema é Com Nossa Senhora dos Navegantes a caminho do Pai”, refletindo-se sobre ele durante as celebrações litúrgicas”, detalha.
A cada dia de trintena, de peregrinação, uma comunidade recebe a visita da imagem de Nossa Senhora e, no dia seguinte, é convidada a levá-la até a comunidade vizinha, envolvendo as pessoas nesta participação. “É uma devoção muito forte nestas mais de 40 comunidades que englobam os municípios de Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul. O povo que participa reza, canta, paga promessas, faz seus pedidos para o ano. E é um tempo diferente, momento de colheita, de iniciar a safra, e isso auxilia muito na fé das pessoas para que tenham coragem, não desanimem, para que acreditem sempre”, ressalta o pároco.

Publicidade

Em 2023 a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes completa seus 82 anos de fundação. A tradição da festa da padroeira se mantém, tendo ao longo das décadas passado por algumas mudanças e inovações. “É uma história que se mistura com a de Sobradinho, das comunidades, das famílias, da cultura e tradição da região. A Festa dos Navegantes também é uma marca do turismo religioso”, salienta o padre.

Ao longo de toda preparação, a organização é feita por diversas frentes de trabalho, de forma voluntária, reunindo os padres, Conselho Administrativo, Conselhos Pastorais e Missionário. E são muitas pessoas envolvidas. “É muita gente mobilizada para manter esta tradição. Tudo em torno da devoção, da fé, da gratidão. São 82 anos de uma bonita história, que sustentou a fé viva de nossas famílias e comunidades. Como pároco vejo que houve um crescimento gradativo da Paróquia no que diz respeito à fé, à missão, à evangelização, à catequese. São mais de 20 padres, entre párocos e vigários, que serviram aqui. Uma paróquia que também formou muitas lideranças, atuando nos serviços pastorais, de missão e evangelização. Uma paróquia que tem muitas vocações, sejam elas leigas, religiosas, vida consagrada, sacerdotal. É uma paróquia vocacionada”, ressalta padre Gelso.

O convite para participar da programação em homenagem a padroeira é reforçado pelo pároco. “Neste clima de oração e devoção nas comunidades, a gente agradece e também pede boas colheitas todos os anos. Se reza pelos agricultores, se reza para que tenhamos a chuva necessária e também se reza muito pelas famílias, pelo povo das nossas cidades, pelos empregados e desempregados, pelas empresas. Convidamos a todas as comunidades para participar, junto com seus padroeiros, autoridades, soberanas. No feriado do dia 2 queremos que os devotos celebrem conosco. Às 8h30 faremos uma caminhada da praça até a matriz onde ocorre a missa, para que quem trabalha na festa também tenha este momento para participar. Estão todos convidados também para a Festa no Parque da Fejão, no domingo, 5”.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.