A mídia é um dos instrumentos mais eficazes para provocar a reflexão acerca das causas da violência de gênero. Assim, buscando uma maior aproximação com os agentes da imprensa gaúcha, a Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do RS realiza, durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, a 1ª Roda de Conversa com Jornalistas.
Além de trazer a público casos envolvendo violência doméstica e familiar, a cobertura da imprensa é um importante canal de denúncia e de orientação às vítimas sobre direitos e serviços, bem como colabora para a criação de mecanismos de prevenção e de proteção aos envolvidos no ciclo da violência.
A edição de Porto Alegre foi realizada na manhã desta quinta-feira, 12. O encontro foi na Sala de Espera Humanizada do Foro Central I, em Porto Alegre, com a participação das Juízas de Direito Madgéli Frantz Machado, Andréa Rezende Russo e Márcia Kern. A roda de conversa abordou temas como a violência contra a mulher, Lei Maria da Penha e o papel da imprensa no combate à violência contra as mulheres.
Publicidade
Outras edições do encontro oferecido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foram realizadas em Pelotas e Vacaria no início da semana. O próximo evento será nesta sexta-feira, 13, a partir das 10 horas no Salão do Júri do Foro da Comarca de Novo Hamburgo, com as Juízas de Direito Andréa Hoch Cenne e Michele Scherer Becker, respectivamente, das Comarcas de Novo Hamburgo e São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM: Segundo pesquisa, 19% das empresas combatem violência contra a mulher
Mobilização
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais de todo o país, a campanha Justiça Pela Paz em Casa promove um esforço concentrado para agilizar o andamento dos processos relacionados a casos de violência doméstica e familiar e conscientizar a população sobre esse grave problema. São três edições ao longo do ano. Em 2020 as semanas da campanha serão realizadas de 9 a 13 de março, de 17 a 21 de agosto e de 23 a 27 de novembro.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Operação que combate violência contra a mulher tem ações na região
This website uses cookies.