O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul começou a pagar um bônus a juízes e desembargadores com alta demanda de processos. O novo benefício, que foi recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aprovado pelo Órgão Especial em janeiro, pode chegar a um terço do salário do magistrado.
Em junho, o TJ desembolsou R$ 6,5 milhões para custear o abono, que foi recebido por 548 magistrados de primeira instância e 119 desembargadores.
Entenda
No início deste ano um embate entre a Assembleia Legislativa e Poder Judiciário se estabeleceu após um grupo de deputados iniciar uma movimentação para barrar a implantação deste novo auxílio. De um lado os parlamentares acusam excesso de benefícios e alegam que o momento é inadequado para aumento dos gastos públicos, já os magistrados pontuaram que o pagamento é justo e reivindicam a autonomia dos poderes. Na época, cerca de 13 deputados assinaram um manifesto com fortes críticas ao Judiciário.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade