O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, determinou nesta quarta-feira, 16, que a Rússia deve suspender imediatamente suas operações militares na Ucrânia. A votação foi de 13 votos a dois. Com a mesma proporção de votos, o Tribunal afirmou que a Rússia deve garantir que quaisquer unidades militares ou irregularmente armadas, assim como indivíduos e organizações que podem ou não ser apoiados e estar sob controle do governo, não avancem nas operações militares em território ucraniano.
LEIA TAMBÉM: Ucrânia vai ao Tribunal de Haia contra a Rússia
Ambas as partes do conflito, Moscou e Kiev, devem evitar qualquer ação que possa agravar ou prolongar o conflito ou que o torne mais difícil de resolver, afirmou Haia. A condenação tem sobretudo um peso diplomático. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelesnky, comemorou a decisão e disse que seu país ganhou “uma vitória completa” em seu caso contra a Rússia. “O TPI ordenou que a Rússia pare imediatamente a invasão. A ordem é vinculativa sob o direito internacional”, escreveu o líder. “A Rússia deve cumpri-la imediatamente. Ignorar a ordem isolará ainda mais a Rússia.”
Publicidade
LEIA MAIS
- Com voto do Brasil, ONU aprova resolução que condena invasão da Ucrânia pela Rússia
- No Rio Grande do Sul, impacto da guerra será sentido nos preços dos fertilizantes
- Philip Morris suspende investimentos na Rússia
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!