ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Tribuna: semana quente na política de Santa Cruz

A cobertura política em Santa Cruz do Sul teve uma semana efervescente. A correria para quem se dedica a essa editoria começou na terça-feira e, desde lá, não há sossego. São muitas informações; um número ainda maior de perguntas; e, por enquanto, poucas respostas, em especial, por tratar-se de algo que está em investigação no Ministério Público. O assunto, claro, é a Operação Controle.

Quando a estrutura fala mais alto

Publicidade

Às 11h30 da terça-feira, a prefeita Helena Hermany (PP) concedeu entrevista coletiva. Foram poucas horas após o estouro da Operação Controle, do Gaeco. A chefe do Executivo vestiu preto (diferente dos tradicionais trajes com cores variadas), com algumas servidoras emocionadas ao fundo do auditório da Procuradoria-Geral do Município, e a presença de apenas quatro de seus secretários: Everton Bello (Relações Institucionais e Esportes), Roberta Pereira (Desenvolvimento Social), Wagner Machado (Educação) e Ricardo Scherer (PGM). Na tarde da quinta-feira, o prestígio da prefeita mostrou que o feriado do dia anterior foi positivo. Na segunda coletiva, mais tranquila, falou para um Salão Nobre do Palacinho cheio. Vereadores, secretários, servidores e representantes da comunidade foram plateia ativa para a chefe do Executivo.

Publicidade

Balanço na situação

O PSB reuniu-se em Santa Cruz do Sul nessa sexta à noite. O partido integra a base do governo, tendo a secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. O assunto do encontro foi a eleição de 2024. Nos últimos pleitos, a sigla esteve em chapa majoritária. Para repetir, mantendo-se no governo, terá de disputar com União Brasil, que também tem interesse; PSDB, que tem orientação da direção estadual para disputar o Palacinho; e o próprio PP. Até a Operação Controle, a chance de o Progressistas fazer chapa pura era ventilada pela sigla.

Publicidade

Sobre chapa pura

Publicidade

O vice-prefeito, Elstor Desbessell, que foi afastado em função da Operação Controle, acredita que sairá mais fortalecido, passado o período de apuração do MP. Isso o creditaria a continuar como vice na chapa de Helena Hermany, caso ela concorra à reeleição. Ambos são do PP, o que significa chapa pura, menos tempo na mídia e menor fundo partidário. Ele não descarta mudar para outra sigla, que possa formar para majoritária.

Desenrolar na Câmara

Publicidade

Em sua rede social, repercutindo entrevista dada à mídia, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Leonel Garibaldi (Novo), disse ser sua obrigação prezar pela legalidade dos processos dentro do Legislativo. Assim, não hesitaria em abrir procedimento para cassar o mandato de qualquer vereador, caso seja comprovado algum caso de corrupção.

Publicidade

Mestres cerimoniais

Sábado à noite, na escolha das soberanas de Fenachim, em Venâncio Aires, os mestres cerimoniais foram a coordenadora de Comunicação, Daiana Nervo, e o secretário da Educação, Émerson Eloi Henrique.

Publicidade

Publicidade

Na última semana, foi publicada nota sobre o ministro da Justiça, Flávio Dino, incluindo-o na lista de filiados do PT. Na verdade, o ex-governador do Maranhão é do PSB.

LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA TRIBUNA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta