Quase um ano depois, o projeto que recria a Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul finalmente entrou em tramitação. De autoria da vereadora Rejane Henn (PT), a reativação ganhou apoio suficiente para ser analisada pelos parlamentares. A partir de agora, uma comissão especial será instituída para avaliar a alteração dos artigos 101 e 118 do Regimento Interno do Legislativo.
A bancada petista – formada por cinco vereadores – foi a primeira a apoiar a iniciativa da correligionária, quando, no ano passado, a Mesa Diretora impediu a manifestação de representantes de uma entidade. Porém, para entrar na pauta do Poder Legislativo, é preciso ter, no mínimo, o apoio de sete parlamentares. Isso apenas aconteceu no mês passado, quando os vereadores Luizinho Ruas (PTB) e Solange Finger (SD) se manifestaram a favor.
Ao longo do ano, Rejane procurou parlamentares para que a iniciativa avançasse. “Conversamos com os vereadores que tinham simpatia pelo projeto. Assim alteramos alguns pontos do meu texto”, ressalta. Para a vereadora, a proposta “empodera a comunidade”. “Claro que os vereadores são porta-vozes da população, mas é importante dar voz diretamente para as entidades em seus mais diferentes segmentos”, acredita.
Publicidade