Atuando como procurador-geral do Município desde 2021, Ricardo Scherer encaminhou pedido de desligamento nessa sexta-feira. Na justificativa, teria apontado “motivo de foro íntimo”. Conversas de bastidores cogitam a possibilidade de que tenha ficado insatisfeito com a decisão da retomada das obras na BR-471. Essa possibilidade não é confirmada pela Prefeitura.
Há muitas reclamações sobre a resolutividade de ações do governo do Estado referentes aos problemas causados pelos eventos climáticos. Três situações justificam esse sentimento de inoperância: a primeira é a lentidão resultante dos processos burocráticos, que permeiam até os momentos de emergência; a segunda é o anseio de quem precisa de ajuda, que faz com que o atendimento tenha de ser urgente; a terceira é por pura birra política – se sou contra o governo, fecho os olhos para boas iniciativas e aponto apenas problemas. É fato que o governador Eduardo Leite e sua equipe têm encaminhado muitas “soluções” para os problemas. Ocorre que muitos deles nem têm soluções rápidas.
Não podemos deixar de fiscalizar e cobrar, mas há situações em que o tempo é fundamental. Enquanto isso, algo que pode ser percebido é o poder de empatia de Leite. Uma amostra disso foi a parada no Distrito de Mariante, em Venâncio Aires. Comerciantes mostraram cartazes pedindo para conversar. Ele parou a comitiva, foi até os empreendedores, ouviu, conversou e garantiu encaminhamentos.
Publicidade
Há quem fale no retorno do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que disputou a Assembleia na última eleição. Reuniões com diferentes partidos têm ocorrido para dar estrutura política à chapa. O grupo tem grande potencial com suporte financeiro e tempo de propaganda eleitoral, de acordo com os tamanhos das legendas convidadas para disputar o Executivo. Devem enfrentar Jarbas da Rosa (PDT), que pode buscar a reeleição.
O PSDB e os partidos aliados do governador Eduardo Leite têm dado o suporte necessário para ser bem recebido e evidenciar força política em todo o Estado. Em Venâncio Aires, os tucanos estão em fase de reestruturação, sob o comando do presidente Vilmar Bender.
Em Santa Cruz do Sul, o PSDB tem curso de formação dos pré-candidatos à Câmara. Serão dois dias de orientações (9 e 10 de julho) com o chefe de gabinete, Alexandre Lovatto, e o advogado Márcio Amaral. O evento de capacitação será na Câmara de Vereadores.
Publicidade
Chama atenção de quem acompanha as sessões da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul o grande número de conversas aleatórias, que não dizem respeito ao debate dos assuntos em pauta e desobedecem as regras do Regimento Interno do Legislativo. Questões que, muitas vezes, poderiam ser tratadas fora da reunião formal, mas acabam se transformando em embates entre os vereadores, sem qualquer resolutividade ou decisão e atrapalhando o rito normal dos trabalhos. É claro que isso faz parte do contexto, próximo ao cenário eleitoral, mas que sejam apenas exceções à regra instituída. Vale lembrar que o Legislativo ao longo dos anos vem realizando um trabalho para recuperar sua imagem; porém, debates fora de contexto em nada contribuem para tal.
LEIA OUTROS TEXTOS DE MARCIO SOUZA
Publicidade
This website uses cookies.