Colunistas

Tribuna: começam as reuniões para transição de governo em Santa Cruz

O período de transição entre administrações, em Santa Cruz do Sul, começou com a apresentação e concordância dos nomes da equipe do futuro prefeito Sérgio Moraes (PL). A coordenação é do presidente do PL, Marco Borba. Ele adianta que o primeiro encontro será quinta-feira, às 9h30, na sede da Procuradoria-Geral do Município. O foco serão os trabalhos da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, uma das questões nevrálgicas para o Executivo, diante do grande volume de veículos circulando nas vias.

Algumas ações já foram tomadas pela gestão Helena Hermany (PP), como o anel viário ligando a Zona Norte à Zona Sul, sem passar pelo Centro, e o viaduto do Bairro Arroio Grande, que se encaminha para a conclusão. O plano de governo de Moraes traz algumas medidas, tanto em infraestrutura quanto na adoção de tecnologia.

LEIA TAMBÉM: Marcio Souza: “Qual será o rumo do PP?”

Publicidade

Aproximação no Legislativo

O PL e os partidos que apoiaram a candidatura de Sérgio Moraes (Podemos, PDT, MDB, Solidariedade e Avante) têm trabalhado no Legislativo para atrair mais vereadores à base aliada. Não se trata de uma tarefa fácil, pois deve virar a vantagem que, hoje, é do grupo contrário (são dez contra sete). Um dos partidos que apoiaram Helena Hermany (PP) e Fabiano Dupont (PSB) já estaria bem encaminhado. Outros dois estão em fase de ajuste, o que já significaria a maioria na Casa. As oficializações dessa informação e dos nomes do secretariado só serão conhecidas quando o prefeito eleito, Sérgio Moraes, voltar a Santa Cruz e às atividades.

Vereadores com emendas

Os vereadores de Santa Cruz garantiram uma reserva milionária para a apresentação de emendas impositivas, mecanismo que possibilita ao Legislativo encaminhar recursos, direto do gabinete do parlamentar, para entidades e fins definidos. É importante que siga a regra da transparência para que o público fique ciente de onde os recursos serão investidos. No Congresso, a legislação está sendo atualizada para tornar mais evidente de onde sai, para onde vai e como é aplicada a verba da emenda. Por falar na Câmara de Santa Cruz, é importante dizer que se trata de uma das mais econômicas, com baixíssima utilização de diárias e custos adicionais. E isso já vem da gestão de alguns presidentes do Legislativo.

Evento de fim de ano do Novo

O partido Novo terá seu evento de fim de ano na próxima terça-feira. Contará com a presença do presidente estadual da sigla, Marcelo Slaviero, que tem visitado os municípios. Na última eleição, incluindo a recondução de Leonel Garibaldi, em Santa Cruz, o Novo conseguiu oito cadeiras em legislativos e a vice-prefeitura de Lajeado, com Guilherme Cé fazendo parceria com Gláucia Schumacher (PP). Slaviero adiantou que o objetivo é solidificar a atuação da legenda no Estado e preparar o terreno para as eleições de 2026. A sigla tem um expoente no nome do governador mineiro Romeu Zema, que pode disputar a presidência da República.

Publicidade

Decisão na Justiça

Deve sair nos próximos dias a decisão, em primeira instância, do pedido de cassação do prefeito Rogério Monteiro (MDB), de Rio Pardo. A equipe diz que está tranquila por entender que não há motivos para um revés. Além disso, tem a noção de que se trata do apontamento inicial, que pode implicar, em caso negativo para o chefe do Executivo, em uma série de recursos.

LEIA OUTROS TEXTOS DA COLUNA TRIBUNA

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.