Dizem, no campo, que as melancias ajeitam-se com o andar da carruagem. Na política, isso não é muito diferente. A tendência é que as posições sejam ajustadas em tempo para a eleição de 2024. Um exemplo claro disso é a mudança de partido do prefeito Rim, de Candelária. Ele migrou do PSB para o PP e deve garantir candidatura com Paulo Butzge (PSB). Assim, ampliam o leque de apoiadores, podendo atrair outras siglas para o grupo.
Ricardo Linhares é mais um do extinto PTB, agora PRD, que deixa a sigla. Concorreu a prefeito de Rio Pardo na última eleição e deve repetir a disputa. Dessa vez, estará no Podemos. Ele acompanhou o evento regional, em Santa Cruz do Sul, com a participação da presidente nacional, Renata Abreu, e do presidente estadual, Everton Braz. A se confirmar a participação, incentivada com ênfase por Renata Abreu, deve concorrer com Rogério Monteiro (MDB). A tradicional família Brum não teria nome na majoritária.
A ex-presidente da Câmara de Santa Cruz, Bruna Molz (Republicanos), parece não ter receio de encarar grandes broncas. Exemplo disso é o fato de ter aceitado o convite da prefeita Helena Hermany (PP) para ser a líder de governo. É um ano complicado, por ser eleitoral. A primeira sessão na nova função foi quinta-feira, quando já se deparou com a necessidade de argumentar em nome da administração. Até agora não se falou, pelo menos não publicamente, mas pode ser um teste para a formação de uma chapa feminina para o Executivo, em se pensando na possibilidade da busca de reeleição de Helena. A progressista diz que o motivo da escolha é a capacidade conciliadora da vereadora.
Publicidade
É difícil entender o porquê do plural na Conferência das Partes (COP-10). Afinal, a parte que tem expertise para falar sobre a produção do tabaco é alijada do debate. Somente um lado da moeda pode debater. É quase como falar com o espelho. Pior do que isso é o governo brasileiro não ter força, nem vontade, para fazer com que a comitiva setorial tivesse liberdade para pelo menos acompanhar a plenária de abertura. Os vereadores Rodrigo Rabuske (PRD) e Francisco Carlos Smidt (PSDB) bateram forte nessa dificuldade.
A vereadora Nicole Weber teve uma quinta-feira de muitas agendas. Foi o dia da oficialização no comando do Podemos municipal, contando com a presença da presidente nacional, Renata Abreu, e do estadual, Everton Braz. O partido chega ao município com força, atraindo, além de muitos outros, o vereador Daiton Mergen (ex-MDB) e Jaqueline Marques de Souza, que foi candidata a prefeita com apoio de Telmo Kirst. Nicole disse que a sigla estará na majoritária e deve mudar a política local.
LEIA MAIS TEXTOS DE MÁRCIO SOUZA
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.