A Rota de Santa Maria está em fase final de elaboração do projeto de como deve ser a duplicação da principal rodovia do Vale do Rio Pardo. O trabalho técnico vai definir as intervenções necessárias, como elas devem ocorrer e as necessidades, como desapropriações de áreas.
No trecho de Santa Cruz, a maior obra na RSC-287 envolve a implantação de um viaduto. Ele vai ser construído no trevo do Gaúcho Diesel, e integrado com a duplicação da 471 sob gestão do município. O entorno também vai ganhar novas alças de acessos.
A intenção é eliminar os cruzamentos no mesmo nível que hoje causam transtornos e risco de acidentes para os motoristas. O viaduto vai facilitar a passagem pelos locais, sem prejudicar o fluxo da rodovia.
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O próprio viaduto Fritz e Frida, obra construída pela EGR, também deve receber ajustes. E o trevo de acesso para a RSC-153 é outro ponto com adequações previstas por causa da duplicação da estrada. Os projetos funcionais estão em fase de elaboração pela Sacyr Construções.
Para o trevo de acesso ao município de Venâncio Aires e entrada para a RSC-453, a Rota de Santa Maria prevê passagens elevadas para eliminar a necessidade de que o motorista precise cruzar o fluxo da 287.
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O pedido de licenciamento ambiental já foi encaminhado aos órgãos responsáveis. A ideia é que as intervenções preliminares para a duplicação da rodovia, como ampliação de drenagens e tubulações, além dos preparativos para a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Taquari, entre Venâncio Aires e Bom Retiro, possam iniciar ainda neste ano. As primeiras obras efetivas de duplicação da RSC-287, com a implantação de uma nova pista, ao lado da existente, começa no ano que vem, pelo trecho entre Santa Cruz e Venâncio Aires.
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