Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

nutrição

Três tipos de arroz e suas principais diferenças nutricionais

Preço do arroz deve cair cerca de 20% nas próximas semanas

O arroz branco é um dos alimentos de maior presença na culinária brasileira, servindo de base alimentar para grande parte da população. E apesar de sua versatilidade e praticidade de preparo, harmonizando perfeitamente com diferentes ingredientes e combinações, ele não está sozinho: pensando em uma dieta equilibrada, nutritiva e diversificada, existem outras variedades do grão que podem e devem igualmente estar presentes nos pratos do dia a dia, como é o caso do arroz integral, do arroz vermelho e do arroz preto.

Aos que ainda não conhecem as propriedades nutricionais e os benefícios de consumo desses alimentos, a Josapar reuniu uma série de informações relevantes sobre esses grãos, assim como dicas de preparos criativos com os diferentes arrozes. Confira:

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: Mais uma semana que começou com chuva

Publicidade

Arroz integral

O arroz integral é conhecido por ser a versão não refinada do arroz branco, mantendo em sua composição o farelo e o gérmen. Isso faz com que o arroz integral mantenha suas fibras e seus nutrientes preservados. Por conta disso, ele promove maior saciedade e também possui um índice glicêmico menor que o do arroz branco. É rico em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio, cobre e magnésio, além de antioxidantes.

Todas essas propriedades fazem com que o consumo do arroz integral influencie diretamente para a melhoria da saúde intestinal, favorecendo a perda de peso, diminuindo o colesterol e reduzindo o açúcar no sangue.

Arroz vermelho

De sabor amendoado, o arroz vermelho possui essa coloração devido à presença de antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo. Com propriedades que contribuem para o controle do colesterol e prevenção da diabetes, é rico em fibras e minerais como ferro e vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.

Publicidade

O arroz vermelho pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Pode também ser adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados.

Arroz preto

O arroz preto ou arroz negro, é um grão milenar, originário da China e há tempos consumido por lá, mas bastante utilizado na culinária mediterrânea também. Ele possui grãos curtos e arredondados, textura macia e sabor um pouco acastanhado. É considerado um superalimento, pois apresenta mais fibras e proteínas quando comparado ao arroz branco.

Além disso, é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, e minerais como cálcio, magnésio, zinco e ferro, propriedades que ajudam a reduzir o colesterol, controlar a glicemia, prevenir doenças degenerativas e o tornam um excelente aliado aos que seguem uma dieta vegana ou vegetariana. O arroz preto é perfeito para acompanhar, principalmente, peixes e frutos do mar, mas harmoniza também com temperos fortes, como o curry, e mix de cogumelos como shitake e shimeji.

Publicidade

Com informações de Josapar

LEIA MAIS SOBRE AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.