Os candidatos de três municípios do Vale do Rio Pardo deverão expandir sua área de captação de votos. Isso porque nesses casos há mais eleitores do que habitantes, o que sugere que uma parte dos votantes more em outros locais. De acordo com dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Tribunal Superior Eleitoral, Herveiras, Lagoa Bonita do Sul e Vale Verde estão nessas condições.
O número mais expressivo está em Vale Verde, onde os eleitores superam em 198 a população. Juiz da 162ª Zona Eleitoral, André Luís de Moraes Pinto diz ser algo mais raro, mas não incomum. Explica que para fins eleitorais residência e domicílio não são tidos como sinônimos. “E mesmo o conceito de domicílio é bem mais amplo que para o direito civil”, acrescenta. É o caso do eleitor que trabalha ou estuda em outro local, reside nele, mas mantém o domicílio eleitoral onde morava antes. Outros fazem questão de continuar por laços de afetividade.
LEIA TAMBÉM: Consulta a locais de votação já está disponível; saiba como acessar
Publicidade
Moraes Pinto reforça que é diferente das situações em que fica provada arregimentação de eleitores, o que caracterizaria fraude. Nesse caso seria necessária uma investigação judicial a ser proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Apesar de apenas três superarem o número de habitantes, somente Vera Cruz está abaixo do percentual nacional. No Brasil, os eleitores representam 73,33% da população. Em Vera Cruz, são 69,46%, enquanto no Rio Grande do Sul, 77,31%. No comparativo dos municípios gaúchos, cinco estão abaixo da média apontada pelo Tribunal Regional Eleitoral.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.