Santa Cruz do Sul

Três mil pessoas devem participar da parada da diversidade neste domingo; veja a programação

Santa Cruz do Sul recebe neste domingo, a partir das 13 horas, a terceira edição da Parada da Diversidade, que neste ano tem a temática Amor, Família e Respeito. Caravanas de diversas partes do Rio Grande do Sul são esperadas no evento que é considerado como a maior parada LGBTQIA+ do Estado em número de artistas e atrações. A organização estima que 3 mil pessoas estarão presentes.

A concentração ocorrerá na Rua Marechal Floriano, em frente à Praça da Bandeira. A programação, com 50 atrações, se estende até as 22 horas. Conforme o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, Santa Cruz terá uma Parada da Diversidade bem estruturada e no formato “ideal”. “Essa edição vem muito mais forte e abrangente, com muito mais apelo e acolhimento da população em geral. Isso é uma construção, pois Santa Cruz está recém na terceira edição. E esta foi bem estruturada, organizada, em um formato ideal, perfeito, como a gente gostaria de apresentar”, disse Quintana na Rádio Gazeta 107,9 FM.

LEIA TAMBÉM: Feira da Diversidade se consolida e ajuda a fomentar a geração de renda

Publicidade

Ainda conforme a organização do evento, a partir das 18 horas haverá uma grande caminhada puxada por um trio elétrico. Os participantes sairão da Praça da Bandeira e ingressarão na Rua Sete de Setembro, depois irão seguir pela Marechal Deodoro até a Ramiro Barcelos, retornando pela rua principal até a praça, onde a programação se estenderá até a noite. O encerramento será por conta do grupo de pagode Fica à Vontade, que subirá no palco por volta das 21h30, e do DJ Lipi.

Evento busca visibilidade e mais respeito

O Brasil é considerado o país que mais mata a população LGBTQIA+, por isso, eventos como a Parada buscam dar visibilidade a essa comunidade, além de ofertar oportunidades. Na Parada da Diversidade de Santa Cruz, além das atrações, será realizada uma feirinha exclusiva para empreendedores LGBTQIA+, que poderão aproveitar a ocasião para mostrar produtos e serviços. “Temos muito o que avançar, temos hoje no Estado um governador assumidamente gay, temos um governo federal que fala em inclusão, mas isso não garante nada efetivamente. Precisamos que no Brasil tenhamos leis realmente concretas que garantam direitos efetivos, independente de governos”, salientou Quintana.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova igualdade salarial entre homens e mulheres

Publicidade

Saiba mais

Em Santa Cruz do Sul, a Parada LGBTQIA+ ocorreu pela primeira vez em 2019. Devido à pandemia, só voltou a ser realizada em 2022. Nessa ocasião, a prefeita Helena Hermany anunciou a criação da Coordenadoria Municipal da Diversidade. A Parada da Diversidade é aberta ao público, sem cobrança de ingresso. Contudo, quem comparecer e quiser colaborar pode levar um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades socioassistenciais do município. O evento é organizado pela Angel Produções, com correalização da ONG Desafios, patrocínio da Prefeitura e apoio do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi) e de empresas privadas.

Confira a programação:

  • 13 horas às 16 horas – Concentração com apresentação de DJs em frente à Praça da Bandeira
  • 16 horas – Abertura oficial com pronunciamento de autoridades e entrega da faixa de Padrinho da Diversidade
  • 16h40 – Início das atrações artísticas no palco
  • 21h30 – Encerramento com Banda Pagode Fica à Vontade e DJ Lipe

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.