Chega ao Vale do Rio Pardo nesta terça-feira, 25, a primeira remessa da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer. Os municípios abrangidos pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) vão receber 3.222 doses do imunizante (veja distribuição abaixo).
A distribuição das doses para o interior do Estado começa nesta segunda e a CRS já poderia fazer a retirada no fim da manhã, no entanto, os imunizantes serão buscados em Porto Alegre na manhã desta terça-feira. Segundo a coordenadora regional, Mariluci Reis, nesta segunda-feira os municípios ainda estão recebendo treinamento para armazenamento e aplicação desta vacina. “Vamos capacitar todos, tirar dúvidas de todos os municípios e após vamos buscar as doses”, explicou.
LEIA MAIS: Região recebe remessa de vacinas da Pfizer nesta segunda-feira
Publicidade
O lote será todo destinado a primeiras doses para pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal, pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.
O imunizante da Pfizer tem características específicas de armazenagem, por isso a necessidade de treinamento das equipes nos municípios. As doses chegam ao país em caixas térmicas que permitem manutenção de temperaturas de até 90 graus negativos. Nestas condições, o produto pode ser armazenado por até 30 dias.
LEIA MAIS: VÍDEO: Unisc oferece ultrafreezers para armazenar vacinas da Covid-19
Aos municípios nesta semana, no entanto, a vacina é distribuída refrigerada em temperaturas entre 2 e 8 graus, condição na qual ela pode ser mantida por até cinco dias. As doses que chegam à região será levadas para ultrafreezers disponibilizados pela Unisc, que mantêm as temperaturas abaixo de 60 graus negativos, garantindo maior durabilidade ao imunizante.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
This website uses cookies.