ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Três mil doses da Pfizer chegam à região nesta terça-feira

Nas unidades de saúde que irão utilizar a Pfizer, doses devem ser armazenadas entre 2°C e 8°C por, no máximo, cinco dias | Foto: Cristine Rochol/PMPA

Chega ao Vale do Rio Pardo nesta terça-feira, 25, a primeira remessa da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer. Os municípios abrangidos pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) vão receber 3.222 doses do imunizante (veja distribuição abaixo).

A distribuição das doses para o interior do Estado começa nesta segunda e a CRS já poderia fazer a retirada no fim da manhã, no entanto, os imunizantes serão buscados em Porto Alegre na manhã desta terça-feira. Segundo a coordenadora regional, Mariluci Reis, nesta segunda-feira os municípios ainda estão recebendo treinamento para armazenamento e aplicação desta vacina. “Vamos capacitar todos, tirar dúvidas de todos os municípios e após vamos buscar as doses”, explicou.

Publicidade

LEIA MAIS: Região recebe remessa de vacinas da Pfizer nesta segunda-feira

Publicidade

O lote será todo destinado a primeiras doses para pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal, pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios.

O imunizante da Pfizer tem características específicas de armazenagem, por isso a necessidade de treinamento das equipes nos municípios. As doses chegam ao país em caixas térmicas que permitem manutenção de temperaturas de até 90 graus negativos. Nestas condições, o produto pode ser armazenado por até 30 dias.

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: Unisc oferece ultrafreezers para armazenar vacinas da Covid-19

Aos municípios nesta semana, no entanto, a vacina é distribuída refrigerada em temperaturas entre 2 e 8 graus, condição na qual ela pode ser mantida por até cinco dias. As doses que chegam à região será levadas para ultrafreezers disponibilizados pela Unisc, que mantêm as temperaturas abaixo de 60 graus negativos, garantindo maior durabilidade ao imunizante.

Publicidade

Distribuição da remessa da Pfizer entre municípios da 13ª CRS


LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

© 2021 Gazeta