Romar Beling

Três histórias de Jon Fosse chegam em um único volume

A atribuição do Prêmio Nobel de Literatura a um escritor tem, por hábito, o dom de iluminar a obra desse autor, tornando-a conhecida ou popular mesmo em ambientes nos quais ainda merecia pouca atenção. De quebra, costuma motivar editoras a traduzirem e editarem seus textos. No Brasil, essa regra tem valido para quase todos os agraciados. E não foi diferente com o ganhador de 2023, o norueguês Jon Fosse, 64 anos. Até então, apenas um de seus livros havia sido editado no País, Melancolia, lançado pela Tordesilhas em 2015.

Já no calor do momento da revelação do Nobel, no ano passado, a Companhia das Letras enviou às livrarias a novela curta É a Ales, que estava na programação da editora antes mesmo do anúncio do Nobel. Outra editora, a Fósforo, também estava com uma novela, Brancura, no forno, logo igualmente colocada no mercado.

LEIA TAMBÉM: Palestina tem sua história destacada em um novo livro

Publicidade

Agora, a Companhia das Letras amplia o catálogo de Fosse, desta vez com três histórias reunidas no volume Trilogia, atualmente em pré-venda e que deve chegar às livrarias em meados de março. A tradução é de Guilherme da Silva Braga, um mestre nessa tarefa, e deve configurar 200 páginas.

O livro reunirá os textos Vigília, Os sonhos de Olav e Repouso, centrados em três momentos diferentes da vida e da relação de um casal, Asle e Alida. Em obra marcada por vertiginoso fluxo de consciência e com muita condensação e contenção narrativa, o autor lida com temas contemporâneos, em que reflete sobre dramas da condição humana.

LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Romar Behling

Share
Published by
Romar Behling

This website uses cookies.