Categories: Regional

Três chapas disputam o 18º núcleo do Cpers

A rede estadual de ensino vai às urnas entre os próximos dias 28 e 29 para eleger o novo comando do Cpers. Os escolhidos vão dirigir o maior sindicato do Rio Grande do Sul até 2020. Para o 18º Núcleo, com sede em Santa Cruz do Sul, são três chapas inscritas. A chapa 1 é encabeçada por Sadi da Fontoura Porto, de 59 anos. A frente de oposição defende uma entidade apartidária. “Lutamos por um sindicato longe do imobilismo atual. Com uma atuação forte, que invista na formação dos professores”, destacou. Desde os anos 1990 na rede estadual e na militância do Cpers, em gestões anteriores Porto foi vice-diretor da entidade e conselheiro. Já concorreu a vereador pelo PT em Candelária, mas não é mais filiado ao partido.

A chapa 2, que representa o grupo da situação, é encabeçada por Cira Kaufmann, de 55 anos. “A democracia será nossa marca. Vamos fazer o enfrentamento necessário para que nossos direitos sejam preservados”, prometeu. Militante desde o início dos anos 1990, ela já esteve à frente do sindicato entre 1997 e 1998, além de ocupar o cargo de representante municipal. Tem 30 anos de carreira como professora e atualmente está aposentada. Com filiação no PT, tem passagem pela Secretaria de Educação, foi vereadora e já concorreu à Prefeitura de Vera Cruz.

Sob a liderança de Miriam Neumann Trindade, de 57 anos, a chapa 3, de oposição, promete uma gestão participativa e transparente. “Queremos ir mais às escolas, conversar com professores e funcionários e levar em conta as suas demandas”, ressaltou. Miriam milita no sindicato desde os anos 1990. Dentro do Cpers, foi conselheira e representante, bem como integrante da direção estadual.

Publicidade

Quatro grupos na corrida estadual

O comando do Cpers estadual está sendo disputado por quatro chapas. A oposição tem três composições. A chapa um A Categoria Em Primeiro Lugar. Unida Para Lutar, sob a liderança de Rejane Oliveira; a chapa quatro Construção pela Base – Por um Cpers Organizado pela Base e de Luta pelo Socialismo, com o candidato Lucas Cartozi Berton; e a chapa cinco Lutar Sempre, encabeçada por Tânia Magalhães Freitas. Já a chapa dois Cpers Unido e Forte tem como candidata a atual presidente, Helenir Schürer.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.